O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conversaram, nesta segunda-feira (12/4), com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Eles pediram prioridade para o Brasil no envio de vacinas, contra a Covid-19, do consórcio Covax Facility.
Durante a conversa, Pacheco e Lira mostraram ao secretário o cenário trágico da pandemia no país. "Expus a situação dramática do Brasil. Reforcei o pedido de ajuda à ONU para o país se tornar prioridade do consórcio internacional Covax Facility, para antecipação da entrega das vacinas", disse Pacheco, no Twitter.
Já Arthur Lira afirmou que explicou a Guterres "a grave situação sanitária" do Brasil na conversa por telefone. "Falei da necessidade de aumentarmos o fluxo de entrega de vacinas ao país".
O domingo mais letal
Nesse domingo (11/4), o Brasil registrou 1.803 mortes por Covid-19 em 24 horas, maior número para um domingo em toda a pandemia. Antes, o domingo mais fatal era 28 de março, quando 1.656 óbitos entraram na contagem.
Ao todo, o Brasil soma 353.137 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. Também foram acrescentados 37.017 casos, totalizando 13.482.023.
Consórcio
Criada pela OMS, a Covax Facility é uma aliança global, com mais de 150 países, para incentivar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas.
O acordo com o Brasil é para a entrega de 42,5 milhões de doses, um investimento de R$ 2,5 bilhões.