BALANÇO PARCIAL
 
 

A ocupação hoteleira no hipercentro de Belo Horizonte atinge 100% de ocupação durante os dias de carnaval, segundo informou o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, em coletiva realizada nesta quarta-feira (18). Segundo ele, a festa "fluiu muito bem", com blocos de rua que chegaram a reunir quase 300 mil foliões, consolidando a capital mineira como um dos principais destinos turísticos do país no período.

O presidente da Belotur explicou que o balanço consolidado será apresentado na próxima semana, mas alguns números já indicam a dimensão do evento. “Tivemos blocos de 500, 2 mil, 5 mil pessoas e outros que chegaram perto de 300 mil foliões”, afirmou.

Reciclagem e limpeza
 

Um dos destaques apontados foi o programa Recicla Belô. De sexta-feira (13) até terça (17), foram recolhidas 50,4 toneladas de materiais recicláveis por catadores credenciados. "Tivemos o reforço de 20% no número de banheiros químicos em relação a 2025.  BH tem, proporcionalmente, o maior número de banheiros químicos por folião entre as capitais brasileiras", ressaltou Cruvinel.

 
Sobre reclamações de foliões quanto à distância entre banheiros e trajetos de blocos, especialmente em avenidas extensas, o presidente afirmou que a distribuição leva em conta critérios técnicos, como rotas de ambulâncias, saídas de emergência, igrejas, hospitais e residências. Ele defendeu ainda maior conscientização do público quanto ao uso adequado das estruturas.
 
Segurança e transporte

A operação, segundo o executivo municiopal, contou com atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, sem registro de ocorrências graves durante os dias de maior público.

Em relação ao transporte público, houve reforço nas linhas. "A dispersão simultânea de grandes multidões, como nos grandes blocos da Pampulha, gerou concentração nas estações, mas o sistema operou dentro do previsto para eventos dessa magnitude", disse.

Programação segue

Apesar do encerramento dos principais dias de folia, sete blocos ainda desfilam nesta quarta-feira (18), e outros estão programados para os dias 21 e 22 de fevereiro, encerrando oficialmente o Carnaval 2026 na capital. A apuração do desfile das escolas de samba e blocos caricatos está marcada para esta quinta-feira (19), às 15h, no Mercado da Lagoinha.

O balanço completo do Carnaval será apresentado na próxima semana.