CRÍTICAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta terça-feira (23/7) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por suas ações na Faixa de Gaza. Lula chamou de "irresponsável" o governo israelense e o criticou por não respeitar as decisões da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ele também destacou que Netanyahu foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) da mesma forma que o presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão da Ucrânia. Durante discurso, Lula comparou as ações de governos brasileiros anteriores com a guerra na Faixa de Gaza, ao falar sobre o desmonte de investimentos na Saúde e Educação.

"Esse país, eu diria, o que eles fizeram depois do impeachment da Dilma (Rousseff) é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso. Neste final de semana morreram 70 pessoas na Faixa de Gaza. No final de semana passado, morreu mais 90. E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. São mulheres e crianças que são vítimas de ataques todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo tribunal internacional", declarou o chefe do Executivo.

Condenação pelo Tribunal Internacional

Lula participou hoje do anúncio de R$ 79,3 milhões em investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), realizado no campus Lagoa do Sino, em Buri, São Paulo. 

"O mesmo tribunal que condenou o Putin pela guerra da Ucrânia condenou Israel porque está fazendo isso com a Faixa de Gaza. E não é o povo de Israel, porque povo de Israel também não quer guerra. O povo de Israel quer paz. É o governo que é irresponsável e sequer respeita as decisões da ONU", acrescentou ainda o presidente.