CORONAVÍRUS


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se manifestou sobre a crise sanitária que Manaus enfrenta nos últimos dias. Nesta sexta-feira (15/01), Kalil, por meio do Twitter, ofereceu vagas disponíveis em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na capital mineira para moradores da capital do Amazonas e disse que receberá crianças da mesma localidade.


Na mesma publicação, Kalil externou sua indignação com a falta de oxigênio para pacientes com dificuldades respiratórias em Manaus, incluindo pessoas com COVID-19. “Estou perplexo e indignado. Que país é esse?”, publicou o prefeito.

Mais cedo, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), também disponibilizou os leitos hospitalares do estado caso o Amazonas necessite de ajuda por causa do colapso na saúde local. 
 
“O Ministério da Saúde, que havia nos pedido leitos pediátricos para o Amazonas, informou que no momento, conseguiram resolver a situação. Assim, nossos leitos seguem disponíveis, caso necessário. Reforço que continuamos à disposição para auxiliar os Amazonenses no que for possível”, postou Zema no Twitter.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.