ELEIÇÕES 2020


O ex-secretário de Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o economista Fuad Noman Filho (PSD), será o candidato a vice na chapa do prefeito Alexandre Kalil (PSD) nas eleições municipais de 2020.


“Está muito bem encaminhado (a indicação). Nunca fui candidato, nunca ganhei nenhum voto, mas o Kalil achou que valia a pena fazer essa parceria comigo. Trabalhei com ele esse tempo todo, gostei muito da equipe e do trabalho que ele fez e resolvi atender esse convite dele. Na convenção do dia 13 esperamos confirmar (a indicação) sem sobressaltos”, disse.

Fuad Noman atuou como secretário de Fazenda da PBH desde o início da gestão Kalil, em 2017. Ele deixou o cargo no dia 30 de maio, quatro meses antes da eleição como exige a legislação. Na ocasião, ele declarou que a exoneração foi de comum acordo com o prefeito e que o objetivo era se concentrar na reeleição de Kalil à prefeitura. Fuad Noman é o atual presidente do PSD-BH.

Com a indicação, o PSD terá chapa pura em Belo Horizonte. A estratégia de Kalil é diferente da utilizada na última eleição municipal. Em 2016, o atual prefeito, então no PHS, cedeu o posto de vice na chapa para a Rede Sustentabilidade, que indicou Paulo Lamac, atual vice-prefeito da capital.

Fuad Noman foi secretário de Fazenda de Minas Gerais entre 2003 e 2006, durante o primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB) como governador. No segundo mandato do tucano, ele atuou como secretário de Transporte e Obras de Minas Gerais. Noman também foi presidente da Gasmig entre 2011 e 2012.

A convenção do PSD está marcada para o próximo domingo (13) às 10h na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além de Alexandre Kalil e Fuad Noman, estarão presentes alguns dirigentes partidários. Para os demais será realizada uma transmissão via internet.

Adalclever Lopes será coordenador da campanha

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (MDB), será o coordenador da campanha de Kalil. Ele participou da atual administração da capital mineira entre fevereiro e outubro de 2019.

Desde então, o nome dele era cogitado no bastidores como o possível candidato a vice de Kalil nas eleições de 2020. Os rumores ressurgiram nos últimos dias, mas, com a indicação de Fuad Noman para o posto, não se confirmaram.

A atuação de Adalclever na campanha está em consonância com a decisão do MDB de apoiar Kalil na tentativa de reeleição. O apoio já está fechado. Falta apenas a confirmação na convenção do partido.

“Já fechamos com o Kalil. A convenção é amanhã (segunda-feira) na Câmara Municipal. Será uma convenção já com apoio ao Kalil e ao Fuad”, disse Adalclever Lopes.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não divulgou a divisão entre os partidos do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, mas o apoio do MDB deve dobrar o tempo que Kalil terá a disposição. O cálculo leva em conta o número de deputados federais eleitos em 2018 - o PSD elegeu 35 deputados e o MDB elegeu 34 parlamentares.

Oficialmente, o cargo de Adalclever Lopes na PBH era de consultor técnico especializado, mas, na prática, ele atuava como um articulador político perante à Câmara Municipal e entidades da sociedade civil.

Ele pediu para deixar o cargo em outubro após uma eleição interna do MDB alçá-lo ao diretório nacional do partido.