As eleições presidenciais de 2026 já estão em pauta. Pesquisa do Instituto Genial/Quest divulgada nesta quinta-feira (3) apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparecem tecnicamente empatados em um eventual segundo turno.

Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro - que está inelegível até 2030 após condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - aparece com 40%. Eles estão empatados no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, presencialmente, entre 27 e 31 de março. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa estimulada (quando o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados) teve outros sete cenários, com Lula disputando contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) – que está inelegível desde fevereiro, mas o processo ainda não terminou.