CAPITAL FEDERAL

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), cumpriu uma agenda intensa em Brasília nesta quarta-feira (23 de abril), com reuniões com três ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar de pautas municipais. De acordo com fontes ligadas ao PT, a visita foi articulada pela bancada petista na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e por outros parlamentares da sigla. Entre os principais temas discutidos estão o projeto do novo bairro na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, investimentos na área da saúde, municipalização do Anel Rodoviário e ações previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Segundo os interlocutores, a primeira reunião do prefeito Álvaro Damião foi com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. No encontro, foi esclarecido o andamento das obras na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, localizado na região Noroeste de Belo Horizonte e desativado em 2023 após avaliação técnica do Ministério de Portos e Aeroportos. Conforme apurado, representantes do governo federal destacaram que as ações sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já foram executadas, restando apenas a finalização do planejamento financeiro por parte do ministério para a liberação dos recursos. 

Depois, foi realizada uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em que teria sido falado sobre ajuda financeira à Santa Casa de BH e o Hospital Risoleta Neves. O prefeito tem prevista ainda uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em que deve ser tratado sobre a municipalização do Anel Rodoviário e ações previstas no Novo PAC. 

Segundo fontes do PT, a visita a Brasília teria sido articulada pela bancada petista na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), além dos deputados federais Rogério Correia e Patrus Ananias e a deputada estadual Ana Pimentel, todos do PT.