TROCA DE COMANDO

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou, neste sábado (10 de maio), a troca de comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, única pasta da prefeitura que ainda era chefiada por um interino. O órgão, que vinha sendo gerido pelo presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, passa a ser conduzido pelo advogado João Paulo Menna Barreto. A mudança foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Município. 

Damião afirmou que a escolha de Barreto para o cargo levou em consideração critérios técnicos. “Todas as pessoas que estamos escolhendo, e com o João não é diferente, estamos escolhendo de forma técnica, com tranquilidade”, declarou o chefe do Executivo neste sábado, durante agenda sobre a campanha de vacinação contra a gripe, em BH. Interlocutores apontam, no entanto, que a nomeação de Barreto ocorre por indicação do União Brasil, partido do prefeito. 

“Você aposta em um secretário e pode ser que não dê certo. Não estou falando desse caso, mas em qualquer outra secretaria. Mas nós temos que evitar e minimizar os erros. Então a gente está escolhendo com muita tranquilidade todos os nomes que compõem a prefeitura”, complementou Damião.

Novo secretário foi demitido da Cemig em fevereiro

Antes de chegar à prefeitura, o advogado João Paulo Menna Barreto – que é filho do ex-deputado  federal e estadual José de Castro Ferreira – atuou como diretor de Relações Institucionais da Cemig. Ele foi demitido do cargo em fevereiro, conforme informou O TEMPO na ocasião. 

Sem entrar em detalhes na época, o presidente da companhia Reynaldo Passanezi Filho  teria apenas comunicado a Barreto que havia chegado ao momento de encerrar a relação. O advogado estava à frente da diretoria desde junho de 2023.