AGLOMERADOS

No último domingo de campanha, durante caminhadas nos bairros Nova Cintra, Vista Alegre e Cabana (todos na região Oeste de BH), o senador licenciado e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos), disse que tem as melhores propostas de governo, a solução para problemas de aglomerados e comunidades e independência para tomar decisões. “Os moradores dos aglomerados sabem que eu tenho conhecimento sobre a realidade que eles vivem, sei o quanto eles precisam de urbanização, de regularização dos terrenos, de novas obras de mobilidade, de creches. E o que eu tenho proposto, como candidato, é a solução para cada um desses problemas.”  

Para ele, no entanto, o mais importante é a criação do Cartão do Povo. “O mais importante é a criação do cartão. Esse cartão obriga as famílias a colocarem os filhos nas escolas, todas as crianças e adolescentes. E essa é a grande dificuldade do Bolsa Família. Após quase 15 anos nós não temos uma porta de saída para essas famílias e o resultado é que eles continuam dependentes. Uma nova geração vem, eu não quero isso, eu quero ajudar, e socorrer essas famílias é uma questão de dignidade. É preciso garantir comida na mesa, mas os filhos, especialmente os adolescentes, em escolas para o aprendizado profissional com condições de mudarem a própria sorte”, afirmou.

Viana falou que seus projetos vão melhorar a vida de pessoas que realmente precisam da prefeitura. “ Eu não venho aqui simplesmente falar que nós vamos fazer, e que a situação precisa melhorar. Eu trago para as pessoas propostas firmes de como nós vamos melhorar Belo Horizonte e como vamos, principalmente, melhorar nos bairros onde as pessoas ganham menos, as famílias que têm orçamento menor e dependem muito mais da prefeitura”, garantiu o senador licenciado. 

Para ele, questões como saúde, educação e segurança são essenciais porque as políticas públicas atuais são sempre voltadas para moradores da região Sul da capital mineira. “São questões fundamentais. Primeiro pelo atraso que nós temos em Belo Horizonte. As políticas públicas são sempre voltadas para a zona Sul, para os bairros mais ricos. No asfalto é melhor, as escolas são melhores, e os ônibus também.  Eu quero que os ônibus aqui na região Oeste atendam tão bem quanto em qualquer parte da cidade, e que as pessoas possam ter confiança que os horários serão cumpridos. Eu quero que as escolas daqui tenham a mesma qualidade que qualquer escola da zona Sul e de bairros mais ricos de Belo Horizonte. Não é criar uma divisão, é tornar a cidade mais igual. Esse é o nosso propósito, fazer com que a gente leve mais esperança e soluções.”, garantiu o candidato. 

Bolsa Família

De acordo com Carlos Viana, o Bolsa Família é bom, mas tem debilidades e precisa melhorar. “Nós temos hoje um programa que é bem-sucedido, que é o Bolsa Família, mas ele tem debilidades, tem dificuldades e precisa ser melhorado em vários pontos”, apontou. Segundo Viana, BH ainda conta com  40% dos grandes aglomerados com famílias sem comida durante a semana. “Precisamos ampliar o benefício. Eu propus um 13º para os portadores do Bolsa Família e solicitei mais ajuda com acesso a produtos de farmácia, por exemplo.”