ARTICULAÇÃO
 
O deputado federal Bilac Pinto, do União Brasil, e o ex-governador Alberto Pinto Coelho vão coordenar a parte política da campanha à reeleição do senador Alexandre Silveira (PSD). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8/8).

Mais cedo, o União Brasil anunciou que vai ficar neutro durante o primeiro turno da disputa pelo governo mineiro. Paralelamente, lideranças da sigla, como Bilac, o presidente estadual Marcelo Freitas e o deputado federal Rodrigo de Castro, eram simpáticos ao apoio a Silveira.

Os termos da aliança União-Silveira

Por causa da neutralidade, o endosso do União Brasil a Silveira terá de ser informal. No início de junho, Rodrigo de Castro levou prefeitos a Belo Horizonte para um encontro com Luciano Bivar, presidente nacional do partido. Durante a reunião, foram feitas falas em apoio à reeleição do senador do PSD.
 
Bivar, inclusive, chegou a alinhar um acordo para apoiar Alexandre Kalil (PSD) na disputa pelo governo mineiro, o que permitira ao União estar formalmente na coligação que sustenta Silveira. À época, uma das ideias para atrair o partido ao grupo foi oferecer uma das suplências do senador.


As tratativas, porém, não avançaram, e o caminho escolhido pelo União foi não compor nenhuma coligação. Houve, ainda, conversas com Romeu Zema (Novo), Marcus Pestana (PSDB) e Carlos Viana (PL), que desejava ter Bilac Pinto como vice.

Senador lidera com o apoio de Lula

No fim de julho, uma pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelo EM, apontou que Silveira tem 9,2% das intenções de voto, ante 12,7% do deputado estadual Cleitinho Azevedo, pré-candidato do PSC.

Quando tem o nome associado a Lula e Kalil, no entanto, o parlamentar do PSD toma a ponta e fica com 26,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09704/2022 e BR-05714-2022