A Filarmônica de Minas Gerais se despede de 2024 no próximo sábado (30). A última apresentação do ano terá como convidados cantores latino-americanos e clássicos de Tchaikovsky, Gounoud, Verdi e Mozart. Os ingressos estão esgotados.

A viagem pela música sinfônica na ópera se encerra no último concerto do ano da série “Fora de série” com uma verdadeira noite de gala a partir das 18h, na Sala Minas Gerais, sob a regência do maestro Fabio Mechetti. Famosas aberturas, árias intensas e duetos apaixonantes serão interpretados por alguns dos mais importantes cantores latino-americanos da atualidade: a soprano Gabriella Pace, a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Giovanni Tristacci e o baixo-barítono Hernán Iturralde.

Repertório

- Ossini: O barbeiro de Sevilha (abertura)
- Gounod: Fausto: Ah! Je ris de me voir si belle (Ária das joias)
- Tchaikovsky: Eugene Onegin: Kuda, kuda vi udalilis? (Ária de Lensky)
- Dvorák: Rusalka, op. 114: Canção da Lua
- Verdi: Don Carlo: Ella giammai m’amò
- Mozart: Cosi fan tutte, K. 588: Soave sia il vento
- Gomes:O Guarani: Pery! Che brami? e Sento na forza indomita (Dueto)
- Wagner: O navio fantasma: Abertura
- Wagner: O navio fantasma: Die Frist ist um   
- Gounod: Safo: Ô ma lyre immortelle
- Puccini: La Bohème: Quando me’n vo (Valsa de Musetta)
- Massenet: Werther: Pourquoi me réveiller?
- Delibes: Lakmé: Sous le dôme épais (Dueto das flores)
- Verdi: Rigoletto: Bella figlia dell’amore

Convidados da última apresentação de 2024
Gabriella Pace, soprano 

Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010 pela interpretação do papel principal na ópera A menina das nuvens (Villa-Lobos), Gabriella Pace já cantou sob a regência de maestros como Lorin Maazel, Pier Giorgio Morandi, Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk e Fabio Mechetti. Deu voz à protagonista em Jenufa (Janácek), Fiordiligi em Così fan tutte (Mozart), Pamina em A Flauta Mágica (Mozart), Eurídice em Orfeu e Eurídice (Gluck), Titânia em Sonho de uma noite de verão (Britten) e a muitas outras personagens. Frequentou festivais no Brasil e na Europa ao lado de grandes músicos, incluindo os pianistas Bengt Forsberg, Gilberto Tinetti e David Kadouch. Hoje consolidada como uma das principais sopranos em atividade no país, Gabriella iniciou os estudos musicais com o pai, Héctor Pace. Foi aluna de Leilah Farah e de Pier Miranda Ferraro, e atualmente está se aperfeiçoando com Sylvia Sass. Para o selo Naxos, gravou com a Filarmônica a serenata Canção do Amor, de Villa-Lobos. Além disso, Gabriella esteve conosco em alguns de nossos concertos mais importantes, incluindo o de estreia em 2008 e a montagem de Così fan tutte em 2016, a primeira ópera em concerto realizada na Sala Minas Gerais.

Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano

Ana Lucia Benedetti estudou piano no Conservatório de Música Ars et Scientia e é Bacharel em Canto pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, na classe de Francisco Campos Neto. Estudou também com Hildalea Gaidzakian, Marcos Thadeu, Regina Elena Mesquita, Gabriel Rhein-Schirato, Eliane Coelho e Isabel Maresca. Conquistou o primeiro lugar no Concurso de Canto Maria Callas 2009 e o prêmio de Melhor Voz Feminina no Concurso de Canto Carlos Gomes 2011, entre outros reconhecimentos. Emprestou sua voz a diversas personagens do repertório operístico, incluindo Amneris em Aída (Verdi), Marguerite em A danação de Fausto (Berlioz), Santuzza e Lola em Cavalleria Rusticana (Mascagni), Olga em Eugene Onegin (Tchaikovsky) e Albine em Thais (Massenet). Colaborou com grandes regentes da cena musical brasileira e apresentou-se em alguns dos principais palcos do país e da América Latina. Natural de São Paulo, Ana Lucia também é uma experiente solista de concertos sinfônicos. Com a Filarmônica, já cantou a Nona de Beethoven e peças vocais de Mahler e Villa-Lobos.