o início da tarde desse sábado (27) a mineradora Vale informou que paralisou as obras que estavam sendo feitas na barragem do Itabiruçu, em Itabira, "atendendo à orientação do projetista do empreendimento", conforme divulgou por meio de nota.

As obras eram de alteamento da barragem, construída no modelo a jusante, considerado o mais seguro, diferente daqueles que se romperam no Fundão, em Mariana, e no Córrego do Feijão, em Brumadinho. Apesar de não haver risco, todos os funcionários da obra foram dispensados ainda no sábado.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, o órgão foi notificado pela empresa por volta das 22h de sábado.

Ele informou ainda que não houve alteração no nível de segurança da barragem e que por isso a Defesa Civil não teria que realizar ações diretas no local.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Vale:

"A Vale paralisou, no início da tarde deste sábado (28/07), as obras de alteamento da barragem Itabiruçu, em Itabira (MG), atendendo à orientação do projetista do empreendimento. A recomendação, uma medida de segurança preventiva, foi dada após a identificação de alterações decorrentes de assentamentos diferenciais no terreno, efeitos passíveis de acontecer durante este tipo de obra. O fato foi relatado aos órgãos competentes, que já vistoriaram as obras. Estudos mais aprofundados estão sendo conduzidos e, em caso de necessidade, medidas corretivas serão tomadas.

Importante ressaltar que não há, portanto, qualquer alteração nos índices de segurança e estabilidade da barragem Itabiruçu. Cabe ressaltar que a barragem é construída pelo método a jusante, considerado o mais seguro. A Vale realiza o monitoramento integral da estrutura, que teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada em 30 de março deste ano."