Com as fortes chuvas que atingem o estado, subiu para de 37 para 44 o número de municípios em situação de emergência em Minas, conforme balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), divulgado nesta terça-feira (30). Seis pessoas morreram por conta dos temporais.

Conforme os dados, mais de 2,1 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido às chuvas em todo o Estado. O executivo estadual contabiliza 1.888 desalojados e 260 desabrigados. O número é quase o dobro dos dados divulgados há uma semana, quando 1.083 pessoas estavam foram de suas casas.

Na manhã de segunda-feira (29), o município de Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, foi atingido por fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil Estadual, ruas ficaram alagadas, houve registros de enxurrada, deslizamento e desmoronamento em alguns bairros.

A previsão do tempo para esta terça aponta tendência de redução das chuvas nas regiões Norte e Leste de Minas, devido ao fim da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. No entanto, são esperadas pancadas de chuva  em quase todas as regiões mineiras, exceto no Oeste e Sudoeste do estado.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a sensação de abafamento persiste nas áreas com chuva, devido à grande quantidade de umidade na atmosfera.