Divertir, educar, encantar. Com atrações variadas e para os todos os públicos, a edição 2023 da Programação de Férias do Circuito Liberdade, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), oferece dezenas de atividades artísticas, lúdicas e culturais até o dia 31/1. Veja a agenda de atrações aqui. 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta que as ações contemplam um olhar multidisciplinar e que dialoga com a proposta lançada pela Secult de eleger 2023 o Ano da Criatividade. “Nós declaramos 2022 o Ano da Mineiridade, agora, neste ano, estamos ressaltando o potencial criativo e turístico de Minas Gerais, em suas diversas facetas, desde as expressões populares, tradicionais às mais experimentais e de vanguarda”, sintetiza.  

Divididas entre os 32 equipamentos culturais do circuito, Memorial Minas Gerais Vale, Espaço do Conhecimento UFMG, Funarte, Cine Theatro Brasil Vallourec, Museu Mineiro, Casa Fiat, CCBB, Biblioteca Estadual e MM Gerdau, entre outros, as atrações são pensadas para todos os públicos. 

"Neste ano, o tema Criatividade representa o eixo das ações, e os equipamentos culturais basearão atividades a partir daí. No período de férias, é comum que ofereçam atrações mais voltadas às famílias. Um convite para que todos e todas possam aproveitar dos espaços, viver a cidade, ocupar o Circuito Liberdade, o Palácio das Artes", destaca  Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, instituição gestora do Circuito Liberdade. 

Mão na massa 

Reis destaca uma das atrações deste sábado (14/1), às  15h, no Espaço do Conhecimento da UFMG, a oficina “Transformar: do barro à criatura”. "A atividade, gratuita, propõe a criação de animais e outras peças a partir do barro, relacionados com as moringas e vestimentas de animais apresentadas na exposição Mundos Indígenas", antecipa.

No domingo (15/1), tem mais: atividade gratuita e que dispensa ingresso, o Circo do Sufoco, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), é um dos destaques da progamação.  A sinopse descreve a atração: "em um espetáculo repleto de humor e criatividade, o palhaço Sufoco tenta colocar em cena todas as atrações de um grande circo, contando apenas com si mesmo no elenco. Em meio a confusões e tropeços, revela-se um multiartista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista".

O presidente da FCS também sugere o espetáculo teatral Pinóquio, no domingo, às 16h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Gratuidade 

O gestor esclarece ainda que todas as programações dos equipamentos culturais vinculados diretamente ao Governo de Minas Gerais são gratuitas ou, em alguns casos, a preços populares. Os valores de ingressos dos demais equipamentos que integram o Circuito Liberdade são definidos pelas próprias instituições. 

Ainda segundo ele, o período de chuva não é impedimento para que as pessoas desfrutem da programação do Circuito Liberdade. "Muitas atividades são realizadas em ambientes cobertos. Além disso, a programação é extensa, e os equipamentos oferecem toda a infraestrutura para que o público possa desfrutar das atrações, mesmo neste período de chuvas mais intensas". 

O que esperar


Em dúvida entre tanta oferta? Sérgio Rodrigues Reis afirma que as atrações têm como ponto de partida  valores de comunhão. "Nosso objetivo é oferecer à população uma programação que dialogue com a contemporaneidade, a transversalidade entre cultura e turismo, a acessibilidade e a diversidade de Minas Gerais". 

Ele também dá uma prévia sobre o que o público pode esperar. "Uma programação criativa, diversa, múltipla. Essa tem sido uma diretriz muito importante para fomentar a cultura e o turismo em Belo Horizonte, a partir da oferta cultural do Circuito Liberdade. Gosto de dizer que o circuito, antes de uma instância cultural, é um convite à população para que ela aproveite ao máximo as variadas atividades que cada equipamento oferece ao longo do ano".

Exposições imperdíveis 

Reis destaca ainda exposições. Em cartaz no Palácio das Artes até 5/2, “A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj”, com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Viviane Matesco, traz 135 obras de diversos artistas brasileiros reunidas nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima.

A mostra celebra e reafirma a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 e reúne pinturas, desenhos e gravuras de nomes referenciais da arte, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Emeric Marcier, Cícero Dias, Iberê Camargo, Fayga Ostrower, Burle Marx, Alberto da Veiga Guignard, Inimá de Paula, Arlindo Daibert e Ziraldo. 

Outra opção para quem visita os espaços do Circuito Liberdade é a mostra “Retratos de Limercy Forlin”. A exposição, que ocupa a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 4/2, reúne aproximadamente 7,5 mil imagens em preto e branco tiradas pelo fotógrafo ao longo de sua carreira em Poços de Caldas (MG). 

O que vem por aí 

Entre 20 e 22/1, o Palácio das Artes promove a 17ª edição da Feira Mostrô – Especial de Férias. Com programação variada e plural, as atrações são voltadas para toda a família. 

A iniciativa vai levar ao público 180 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais, demonstrando toda a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do estado. Dentre as atrações estão DJs, mostra de artes visuais, música ao vivo e cinema, que terá toda programação de filmes voltada para as crianças. A feira vai ocupar os jardins internos e a galeria Mari’Stella Tristão