Depois de se reunir com lideranças da região Centro-Sul e parlamentares, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) anunciou neste sábado (12) a retirada do Parque Linear da lista de imóveis a serem leiloados pela União. 


O leilão estava marcado para o dia 25 de março e, na prática, acabaria com o parque, que cederia espaço para a especulação imobiliária e uma rodovia. 

Silveira afirmou que procurou o governo federal e que conseguiu retirar a área do lote de concessões. 


Segundo as lideranças, a luta ainda não terminou. Ainda é preciso lutar para a cessão  formal da área  definitivamente que o parque seja construído. 

linearbh.jpg

((Associação dos Amigos do Bairro Belvedere / Divulgação)


Segundo o presidente da Associação dos Amigos do bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória, foi uma vitória importante e  o próximo passo é discutir com o governo federal a manutenção do parque com investimentos para oferecer conforto aos visitantes.


“O local é mantido por moradores e associações. Precisamos de recursos para manter a segurança, a limpeza e construção de instalações sanitárias”, explica Ubirajara. 

Histórico
Duas associações do Belvedere se uniram para defender a formalização do espaço como um parque. A área localizada no limite entre BH e Nova Lima,  tem 4 km por 80 m. O local foi adotado pelos moradores que cuidam da preservação ambiental.

 
Os moradores já plantaram cerca de 2,6 mil árvores no parque, garante Ubirajara. Artistas e parlamentares aderiram à causa em defesa da criação oficial de um parque linear.