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Uma carreta com dimensões excepcionais, medindo 123 metros de comprimento, 7,3 metros de largura e pesando 850 toneladas, sofreu uma pane mecânica na tarde de segunda-feira (13) e bloqueia o trânsito da Rodovia Fernão Dias, no sentido Belo Horizonte, na altura de Camanducaia (MG). A interdição já dura mais de 16 horas, e o veículo transporta uma carga especial em direção ao estado de Goiás.
Por conta da falha, a concessionária Arteris Fernão Dias precisou interditar parcialmente o fluxo de veículos no km 919,4 da BR-381, sentido Belo Horizonte (pista norte), desviando o tráfego por um acesso lateral. Por volta das 18h de segunda-feira, o congestionamento no trecho chegava a 14 quilômetros, do km 919 ao km 934.
Rota alternativa
A Arteris Fernão Dias divulgou uma rota alternativa para os motoristas que trafegam de São Paulo com destino a Belo Horizonte. É recomendado que acessem a cidade de Bragança Paulista pela BR-146. Em seguida, sigam para Pedra Bela pela rodovia SPA109/008, passem por Lemos (SP), seguindo até a MG-460, passem por Munhoz (MG) e acessem a MG-295, seguindo por 19,9 km até Cambuí.
Detalhes da carga e trajeto
A carga especial é um sistema de moagem a caminho da fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). O equipamento, caracterizado como superdimensionado, exige uma Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e demanda uma operação especial previamente agendada e comunicada.
O conjunto transportador saiu de Arujá (SP) e cruza o Sul de Minas em velocidade reduzida, cerca de 30 km/h, realizando o deslocamento em pequenos trechos diários. A previsão é que o equipamento chegue à unidade em Goiás na segunda quinzena de dezembro.
A carreta possui 44 eixos e 264 pneus. Sua extensão, de 123 metros, equivale a um prédio de 30 andares deitado e é quase quatro vezes o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Segundo a Arteris, a previsão é que o veículo deixe a região até o dia 20 de outubro, quando chegará em Perdões (MG). Durante o trajeto, a carga utiliza as vias laterais das praças de pedágio, dimensionadas para o transporte de grandes proporções.
Especialistas alertam para que os motoristas redobrem a atenção nos trechos em que o comboio estiver passando.
Mobilização para o reparo
As equipes de operações da Arteris e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão mobilizadas no local para garantir a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego. Uma equipe especializada, contratada pela empresa responsável pela carga, está se deslocando de São Paulo para realizar o reparo no local.
A concessionária esclarece que o restabelecimento total do fluxo na Fernão Dias dependerá da conclusão do serviço de reparo contratado pela transportadora.
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Por conta da falha, a concessionária Arteris Fernão Dias precisou interditar parcialmente o fluxo de veículos no km 919,4 da BR-381, sentido Belo Horizonte (pista norte), desviando o tráfego por um acesso lateral. Por volta das 18h de segunda-feira, o congestionamento no trecho chegava a 14 quilômetros, do km 919 ao km 934.
Rota alternativa
A Arteris Fernão Dias divulgou uma rota alternativa para os motoristas que trafegam de São Paulo com destino a Belo Horizonte. É recomendado que acessem a cidade de Bragança Paulista pela BR-146. Em seguida, sigam para Pedra Bela pela rodovia SPA109/008, passem por Lemos (SP), seguindo até a MG-460, passem por Munhoz (MG) e acessem a MG-295, seguindo por 19,9 km até Cambuí.
Detalhes da carga e trajeto
A carga especial é um sistema de moagem a caminho da fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). O equipamento, caracterizado como superdimensionado, exige uma Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e demanda uma operação especial previamente agendada e comunicada.
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