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A Bravo Motor Company (BMC) Brasil Energy anunciou que investirá R$ 1,27 bilhão na construção da primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina, em São Sebastião do Passé, na Bahia.
Inicialmente, o projeto seria realizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas divergências sobre políticas econômicas e financeiras redirecionaram o investimento.
Divergências políticas e econômicas
Em 2021, a Bravo assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para instalar o Colossus Cluster, um complexo que incluiria a produção de veículos elétricos, com um investimento total previsto de R$ 25 bilhões.
No entanto, mudanças na postura do governo mineiro, especialmente após declarações do governador Romeu Zema (Novo) sobre os carros elétricos serem uma ameaça aos empregos brasileiros, influenciaram na decisão da empresa.
A nova fábrica na Bahia, segundo a Bravo, terá uma capacidade instalada de produção de 2 gigawatts-hora por ano, e a empresa planeja gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Multinacionais como ABB e Rockwell Automation devem continuar como parceiras no projeto, conforme anunciado anteriormente.
Motivos da escolha pela Bahia
Em nota, Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, explicou que a escolha da Bahia foi baseada em um posicionamento estratégico e geopolítico para promover uma cadeia de valor desde a mineração até a produção de baterias. A Bahia tem se mostrado comprometida com a economia verde, fator crucial para a decisão da Bravo.
Muñoz ressaltou que, apesar do Brasil ser uma escolha natural devido à sua liderança regional e ao setor automotivo robusto, a Bahia se destacou pelo compromisso com a economia verde.
“Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina", disse o executivo.
Terreno próximo da BYD
A mudança para a Bahia também foi facilitada pela doação de um terreno de 400 mil m² pela Prefeitura de São Sebastião do Passé, localizado próximo à BR-324, que se conecta a portos e outras rodovias federais.
A proximidade com Salvador e Camaçari, onde a chinesa BYD instalará sua fábrica de carros elétricos e híbridos, fortalece ainda mais a região como um polo de inovação e sustentabilidade.
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Divergências políticas e econômicas
Em 2021, a Bravo assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para instalar o Colossus Cluster, um complexo que incluiria a produção de veículos elétricos, com um investimento total previsto de R$ 25 bilhões.
No entanto, mudanças na postura do governo mineiro, especialmente após declarações do governador Romeu Zema (Novo) sobre os carros elétricos serem uma ameaça aos empregos brasileiros, influenciaram na decisão da empresa.
A nova fábrica na Bahia, segundo a Bravo, terá uma capacidade instalada de produção de 2 gigawatts-hora por ano, e a empresa planeja gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Multinacionais como ABB e Rockwell Automation devem continuar como parceiras no projeto, conforme anunciado anteriormente.
Motivos da escolha pela Bahia
Em nota, Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, explicou que a escolha da Bahia foi baseada em um posicionamento estratégico e geopolítico para promover uma cadeia de valor desde a mineração até a produção de baterias. A Bahia tem se mostrado comprometida com a economia verde, fator crucial para a decisão da Bravo.
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Terreno próximo da BYD
A mudança para a Bahia também foi facilitada pela doação de um terreno de 400 mil m² pela Prefeitura de São Sebastião do Passé, localizado próximo à BR-324, que se conecta a portos e outras rodovias federais.
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