array(31) {
  ["id"]=>
  int(162212)
  ["title"]=>
  string(81) "Multinacional desiste de Minas e leva fábrica de baterias de lítio para a Bahia"
  ["content"]=>
  string(3461) "INDÚSTRIA
A Bravo Motor Company (BMC) Brasil Energy anunciou que investirá R$ 1,27 bilhão na construção da primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina, em São Sebastião do Passé, na Bahia. 
Inicialmente, o projeto seria realizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas divergências sobre políticas econômicas e financeiras redirecionaram o investimento.
Divergências políticas e econômicas
Em 2021, a Bravo assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para instalar o Colossus Cluster, um complexo que incluiria a produção de veículos elétricos, com um investimento total previsto de R$ 25 bilhões.
No entanto, mudanças na postura do governo mineiro, especialmente após declarações do governador Romeu Zema (Novo) sobre os carros elétricos serem uma ameaça aos empregos brasileiros, influenciaram na decisão da empresa.
A nova fábrica na Bahia, segundo a Bravo, terá uma capacidade instalada de produção de 2 gigawatts-hora por ano, e a empresa planeja gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Multinacionais como ABB e Rockwell Automation devem continuar como parceiras no projeto, conforme anunciado anteriormente.
Motivos da escolha pela Bahia
Em nota, Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, explicou que a escolha da Bahia foi baseada em um posicionamento estratégico e geopolítico para promover uma cadeia de valor desde a mineração até a produção de baterias. A Bahia tem se mostrado comprometida com a economia verde, fator crucial para a decisão da Bravo.
Muñoz ressaltou que, apesar do Brasil ser uma escolha natural devido à sua liderança regional e ao setor automotivo robusto, a Bahia se destacou pelo compromisso com a economia verde.
“Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina", disse o executivo.
Terreno próximo da BYD
A mudança para a Bahia também foi facilitada pela doação de um terreno de 400 mil m² pela Prefeitura de São Sebastião do Passé, localizado próximo à BR-324, que se conecta a portos e outras rodovias federais.
A proximidade com Salvador e Camaçari, onde a chinesa BYD instalará sua fábrica de carros elétricos e híbridos, fortalece ainda mais a região como um polo de inovação e sustentabilidade.
"
  ["author"]=>
  string(27) " Igor Veiga / otempo.com.br"
  ["user"]=>
  NULL
  ["image"]=>
  array(6) {
    ["id"]=>
    int(617441)
    ["filename"]=>
    string(16) "fabricalitio.jpg"
    ["size"]=>
    string(5) "49558"
    ["mime_type"]=>
    string(10) "image/jpeg"
    ["anchor"]=>
    NULL
    ["path"]=>
    string(11) "iissportes/"
  }
  ["image_caption"]=>
  string(106) " Projeto de gigafábrica da BMC que seria instalado em Nova Lima migrou para a BahiaFoto: BMC/Divulgação"
  ["categories_posts"]=>
  NULL
  ["tags_posts"]=>
  array(0) {
  }
  ["active"]=>
  bool(true)
  ["description"]=>
  string(136) "Empresa investirá R$ 1,27 bilhão na Bahia após divergências com o governo mineiro sobre economia verde
"
  ["author_slug"]=>
  string(24) "igor-veiga-otempo-com-br"
  ["views"]=>
  int(164)
  ["images"]=>
  NULL
  ["alternative_title"]=>
  string(0) ""
  ["featured"]=>
  bool(true)
  ["position"]=>
  int(0)
  ["featured_position"]=>
  int(0)
  ["users"]=>
  NULL
  ["groups"]=>
  NULL
  ["author_image"]=>
  NULL
  ["thumbnail"]=>
  NULL
  ["slug"]=>
  string(79) "multinacional-desiste-de-minas-e-leva-fabrica-de-baterias-de-litio-para-a-bahia"
  ["categories"]=>
  array(1) {
    [0]=>
    array(9) {
      ["id"]=>
      int(435)
      ["name"]=>
      string(5) "Minas"
      ["description"]=>
      NULL
      ["image"]=>
      NULL
      ["color"]=>
      string(7) "#a80000"
      ["active"]=>
      bool(true)
      ["category_modules"]=>
      NULL
      ["category_models"]=>
      NULL
      ["slug"]=>
      string(5) "minas"
    }
  }
  ["category"]=>
  array(9) {
    ["id"]=>
    int(435)
    ["name"]=>
    string(5) "Minas"
    ["description"]=>
    NULL
    ["image"]=>
    NULL
    ["color"]=>
    string(7) "#a80000"
    ["active"]=>
    bool(true)
    ["category_modules"]=>
    NULL
    ["category_models"]=>
    NULL
    ["slug"]=>
    string(5) "minas"
  }
  ["tags"]=>
  NULL
  ["created_at"]=>
  object(DateTime)#539 (3) {
    ["date"]=>
    string(26) "2024-07-24 12:21:12.000000"
    ["timezone_type"]=>
    int(3)
    ["timezone"]=>
    string(13) "America/Bahia"
  }
  ["updated_at"]=>
  object(DateTime)#546 (3) {
    ["date"]=>
    string(26) "2024-07-24 12:21:12.000000"
    ["timezone_type"]=>
    int(3)
    ["timezone"]=>
    string(13) "America/Bahia"
  }
  ["published_at"]=>
  string(25) "2024-07-24T12:20:00-03:00"
  ["group_permissions"]=>
  array(4) {
    [0]=>
    int(1)
    [1]=>
    int(4)
    [2]=>
    int(2)
    [3]=>
    int(3)
  }
  ["image_path"]=>
  string(27) "iissportes/fabricalitio.jpg"
}
INDÚSTRIA
A Bravo Motor Company (BMC) Brasil Energy anunciou que investirá R$ 1,27 bilhão na construção da primeira fábrica de baterias de lítio da América Latina, em São Sebastião do Passé, na Bahia. 
Inicialmente, o projeto seria realizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas divergências sobre políticas econômicas e financeiras redirecionaram o investimento.
Divergências políticas e econômicas
Em 2021, a Bravo assinou um protocolo de intenções com o governo de Minas Gerais para instalar o Colossus Cluster, um complexo que incluiria a produção de veículos elétricos, com um investimento total previsto de R$ 25 bilhões.
No entanto, mudanças na postura do governo mineiro, especialmente após declarações do governador Romeu Zema (Novo) sobre os carros elétricos serem uma ameaça aos empregos brasileiros, influenciaram na decisão da empresa.
A nova fábrica na Bahia, segundo a Bravo, terá uma capacidade instalada de produção de 2 gigawatts-hora por ano, e a empresa planeja gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. Multinacionais como ABB e Rockwell Automation devem continuar como parceiras no projeto, conforme anunciado anteriormente.
Motivos da escolha pela Bahia
Em nota, Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, explicou que a escolha da Bahia foi baseada em um posicionamento estratégico e geopolítico para promover uma cadeia de valor desde a mineração até a produção de baterias. A Bahia tem se mostrado comprometida com a economia verde, fator crucial para a decisão da Bravo.
Muñoz ressaltou que, apesar do Brasil ser uma escolha natural devido à sua liderança regional e ao setor automotivo robusto, a Bahia se destacou pelo compromisso com a economia verde.
“Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina", disse o executivo.
Terreno próximo da BYD
A mudança para a Bahia também foi facilitada pela doação de um terreno de 400 mil m² pela Prefeitura de São Sebastião do Passé, localizado próximo à BR-324, que se conecta a portos e outras rodovias federais.
A proximidade com Salvador e Camaçari, onde a chinesa BYD instalará sua fábrica de carros elétricos e híbridos, fortalece ainda mais a região como um polo de inovação e sustentabilidade.