Ao andar pelas ruas de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (3), era possível ver panfletos de diversos candidatos e partidos, popularmente conhecidos como santinhos, espalhados principalmente nas portas das zonas eleitorais da capital. 

Toda essa papelada, misturada com as chuvas que caíram em alguns bairros da capital durante a madrugada, piorou ainda mais a sujeira no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de BH.

Moradores da comunidade acordaram insatisfeitos com a bagunça que viram. É o caso de Tadeu de Moraes, de 66 anos. “Tinha gente jogando papel pra cima, arrumando uma confusão. Hoje amanheceu com uma sujeira e a chuva piorou tudo. A comunidade está uma bagunça”, disse.

Hoje pela manhã, os garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) começaram cedo os trabalhos no Aglomerado da Serra. “É muita sujeira. A gente tenta manter limpo, limpamos hoje mas no próximo turno vai estar sujo, do mesmo jeito”, disse Geraldo Fortunato, de 53 anos, um dos garis que trabalhou na comunidade nesta segunda.

“Pedimos a colaboração das pessoas e dos candidatos pra ajudar a gente. Manter tudo limpo deixa as coisas mais tranquilas para todos”, completou.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a SLU mobilizou, desde o fim das eleições, cerca de 400 garis para recolher os resíduos gerados pelas eleições em Belo Horizonte. Os trabalhos começaram ontem (2), mas hoje a maior parte será feita, com garis presentes em todos os pontos de votação da cidade. Os resíduos, compostos em sua maioria por cartazes, panfletos, adesivos, copos descartáveis e embalagens de alimentos, serão destinados ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará.