Jésus Nascimento assumiu cargo no começo deste mês, após renúncia de Sebastião Quintão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento do atual prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento (PSDB). Novas eleições devem ocorrer na cidade ainda este ano. A decisão é do presidente do TSE, ministro Luiz Fux.

Nascimento era vice-prefeito até o começo deste mês de Sebastião Quintão (MDB), que perdeu recurso no TSE por abuso de poder econômico. A condenação é de 2009.

A aplicação da lei da “Ficha Limpa” ocorre depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a lei vale para políticos condenados antes da promulgação da lei, que ocorreu em 2010.

Quintão foi prefeito de Ipatinga até o começo deste mês. Ele renunciou para, como ele mesmo diz, disputar a eleição de outubro deste ano. Em entrevista coletiva à época, Quintão afirmou que poderia ser candidato até “à Presidência da República”.

No começo do mês, Quintão afirmou ainda que a renúncia não tinha ligação com a cassação. Ele disse também ser “ficha limpa”.

A reportagem de O TEMPO não conseguiu falar com Nascimento. Segundo funcionários da prefeitura, ele cumpre agenda nesta quinta-feira em Belo Horizonte.