Os usuários do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vão contar com mais facilidade para a compra de passagens a partir do dia 15/9. 

Um novo sistema de bilhetagem digital está sendo implementado pela concessionária Metrô BH e permitirá a utilização de cartão de crédito, débito e Pix como método de pagamento.

Esse é mais um dos benefícios do processo de inovação, modernização e melhorarias do modal metroviário da RMBH implementados após a concessão realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Outra novidade será a validação da passagem por aproximação, diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Serão aceitas as bandeiras de cartões Visa, Mastercard e Elo.

É importante destacar que todas as estações contarão com uma equipe de atendentes para auxiliar os usuários a utilizar os novos sistemas. 

Os antigos bilhetes poderão ser utilizados até 15/11/2023. 

Vale lembrar que o funcionamento dos validadores dos cartões BHBus e Ótimo não sofrerão alterações e poderão ser usados normalmente.

Aplicativo

Os usuários também poderão utilizar o aplicativo Bipay. Por ele, será possível comprar as passagens por pix ou cartão de crédito. O App gera um QR Code que poderá ser lido nos novos validadores, em todas as estações.

Além disso, o aplicativo permite acompanhar a localização dos trens e a previsão de chegada das composições nas estações.

Internet gratuita

Já está disponível aos usuários o sistema de internet Wi-fi nos trens e estações do sistema. Os equipamentos instalados utilizam a última geração de tecnologia em wi-fi, com capacidade para atender alta demanda de usuários, simultaneamente.

Investimentos

O Governo de Minas, por meio da Seinfra, assinou o contrato com a empresa Comporte Participações para a concessão do metrô da RMBH em março de 2023.

A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. 

A expectativa é a de que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.