EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO TERRENO

Desativado, oficialmente, para pousos e decolagens desde quarta-feira (31), o aeroporto Carlos Prates teve a pista sinalizada com cinco “x” na cor branca nesta quinta-feira (1º). A pintura é uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serve para indicar que a pista está desativada, restringindo o acesso de aeronaves.

As áreas de taxiamento dos aviões estão sendo sinalizadas com marcações (“x’) na cor amarela. 

Também na quarta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou ao governo federal o pré-projeto com as intervenções propostas para a área onde funcionava o aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste da capital.

Em reunião virtual com técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a PBH apresentou a proposta de construção de moradias, escolas de educação infantil e fundamental, centro de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), praças, quadras esportivas e obras de mobilidade.

Pousos e decolagens

Os pousos estavam suspensos desde o último dia 1º de abril e as decolagens foram permitidas até as 17h23 de ontem – horário estabelecido pela Infraero e que correspondia ao pôr do sol. A partir desta quinta-feira, qualquer retirada de material, maquinário e equipamentos devem ser feita exclusivamente via terrestre até  30 de julho. 

Nesta sexta-feira (2) técnicos da Secretaria de Patrimônio da União e da Prefeitura de Belo Horizonte farão uma visita à área, que desde 1º de abril está sob guarda e vigilância do município. Na segunda-feira (5), a PBH apresentará oficialmente ao secretário Lúcio de Andrade o projeto que prevê construção de moradias, escolas, centros de saúde e praças, além de um conjunto de obras de mobilidade. 

A PBH mantém convênio com a União para a guarda da área até setembro. A expectativa é que durante o período seja encerrado o processo de análise do projeto e efetivada a transferência definitiva do terreno para o município, para que as primeiras intervenções sejam realizadas.