array(31) {
["id"]=>
int(113012)
["title"]=>
string(92) "Governador se reúne com representantes da CBTU para discutir projeto de expansão do metrô"
["content"]=>
string(4393) "
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu nesta segunda-feira (25/11) com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para conhecer o projeto de construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que pretende ligar o Barreiro ao Calafate e facilitar a mobilidade na Região Metropolitana.
Durante o encontro, Zema ressaltou a importância do metrô para as cidades da Região Metropolitana, reconheceu o empenho da bancada mineira para viabilizar a ampliação, que tem seu total apoio. “É um projeto extremamente interessante para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque vai proporcionar atendimento a diversos bairros em regiões que hoje ainda não possuem essa facilidade. No que depender de mim e do secretário Marco Aurélio Barcelos (Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais), que inclusive veio do Ministério da Infraestrutura, faremos tudo o que for possível para concluir as obras. Contamos com o apoio da bancada mineira, junto com os deputados federais, que têm sido decisivos para que esse projeto vá adiante. Estou otimista. Minas precisa, após décadas, finalmente ampliar o seu metrô”, disse.
Em abril deste ano, o Ministério da Infraestrutura anunciou que os recursos provenientes das indenizações da FCA, por devolução de trechos ferroviários – cerca de R$ 1,2 bilhão – poderão ser investidos nas obras para essa linha. Desde então, o Governo de Minas Gerais, por meio da Seinfra, está em contínuo diálogo com a União para garantir a operação.
Os estudos, tanto para a Linha 1, hoje existente, quanto para a Linha 2, já estão sendo contratados pelo governo federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir disso, ainda deverão ser definidos alguns arranjos jurídicos, como a transferência dos bens que compõem a Linha 2 para o Estado de Minas Gerais. A expectativa é conseguir viabilizar a concessão das linhas em estudo até o final da gestão.
O superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Miguel Marques, ressaltou a importância do apoio do Executivo e do Legislativo na interlocução com o governo federal e pediu que todos os poderes se apliquem para garantir a expansão.
“É muito importante receber esse apoio e perceber que existe um diálogo aberto. Esse projeto é um sonho para nós, e uma obra desse porte exige toda a bancada do estado reunida, além do apoio dos órgãos públicos, estaduais e federais. Estamos vendo que já está muito próximo. É uma obra que já foi iniciada e depois paralisada por falta de recursos. Já está quase toda em processo executivo, então se recebermos essa verba podemos começar o canteiro de obras no dia seguinte”, afirmou.
Com a aprovação do Projeto de Lei nº 23.304, de 30 de maio de 2019, foi criada, no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a Superintendência de Transporte Ferroviário, subordinada à Subsecretaria de Transportes e Mobilidade. Com isso, a secretaria passou a ter uma área dedicada exclusivamente aos assuntos ferroviários do Estado. “Estou há dez anos trabalhando com o tema, e é muito relevante essa iniciativa do governo de querer participar ativamente dessas discussões. A superintendência que foi criada tem o objetivo de somar”, ressaltou a superintendente Vânia Cardoso.
Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos; o deputado federal Diego Andrade; além de técnicos e diretores da Companhia.
"
["author"]=>
string(23) "Minas1 / Agência Minas"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(558854)
["filename"]=>
string(14) "zema-metro.jpg"
["size"]=>
string(5) "99756"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(5) "site/"
}
["image_caption"]=>
string(109) "Zema ressaltou a importância do metrô para as cidades da Região Metropolitana/ Pedro Gontijo / Imprensa MG"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(141) "Construção da Linha 2 do coletivo pretende ligar o Barreiro ao Calafate e contará com recursos do Governo Federal
"
["author_slug"]=>
string(20) "minas1-agencia-minas"
["views"]=>
int(82)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(829)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(89) "governador-se-reune-com-representantes-da-cbtu-para-discutir-projeto-de-expansao-do-metro"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2019-11-25 18:26:00.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2020-04-03 16:08:14.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2019-11-25T18:30:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(19) "site/zema-metro.jpg"
}
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu nesta segunda-feira (25/11) com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para conhecer o projeto de construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que pretende ligar o Barreiro ao Calafate e facilitar a mobilidade na Região Metropolitana.
Durante o encontro, Zema ressaltou a importância do metrô para as cidades da Região Metropolitana, reconheceu o empenho da bancada mineira para viabilizar a ampliação, que tem seu total apoio. “É um projeto extremamente interessante para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque vai proporcionar atendimento a diversos bairros em regiões que hoje ainda não possuem essa facilidade. No que depender de mim e do secretário Marco Aurélio Barcelos (Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais), que inclusive veio do Ministério da Infraestrutura, faremos tudo o que for possível para concluir as obras. Contamos com o apoio da bancada mineira, junto com os deputados federais, que têm sido decisivos para que esse projeto vá adiante. Estou otimista. Minas precisa, após décadas, finalmente ampliar o seu metrô”, disse.
Em abril deste ano, o Ministério da Infraestrutura anunciou que os recursos provenientes das indenizações da FCA, por devolução de trechos ferroviários – cerca de R$ 1,2 bilhão – poderão ser investidos nas obras para essa linha. Desde então, o Governo de Minas Gerais, por meio da Seinfra, está em contínuo diálogo com a União para garantir a operação.
Os estudos, tanto para a Linha 1, hoje existente, quanto para a Linha 2, já estão sendo contratados pelo governo federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir disso, ainda deverão ser definidos alguns arranjos jurídicos, como a transferência dos bens que compõem a Linha 2 para o Estado de Minas Gerais. A expectativa é conseguir viabilizar a concessão das linhas em estudo até o final da gestão.
O superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Miguel Marques, ressaltou a importância do apoio do Executivo e do Legislativo na interlocução com o governo federal e pediu que todos os poderes se apliquem para garantir a expansão.
“É muito importante receber esse apoio e perceber que existe um diálogo aberto. Esse projeto é um sonho para nós, e uma obra desse porte exige toda a bancada do estado reunida, além do apoio dos órgãos públicos, estaduais e federais. Estamos vendo que já está muito próximo. É uma obra que já foi iniciada e depois paralisada por falta de recursos. Já está quase toda em processo executivo, então se recebermos essa verba podemos começar o canteiro de obras no dia seguinte”, afirmou.
Com a aprovação do Projeto de Lei nº 23.304, de 30 de maio de 2019, foi criada, no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a Superintendência de Transporte Ferroviário, subordinada à Subsecretaria de Transportes e Mobilidade. Com isso, a secretaria passou a ter uma área dedicada exclusivamente aos assuntos ferroviários do Estado. “Estou há dez anos trabalhando com o tema, e é muito relevante essa iniciativa do governo de querer participar ativamente dessas discussões. A superintendência que foi criada tem o objetivo de somar”, ressaltou a superintendente Vânia Cardoso.
Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos; o deputado federal Diego Andrade; além de técnicos e diretores da Companhia.