O clima de chuva mais friozinho que se viu em Belo Horizonte e região metropolitana nessa quinta-feira (26) não está previsto para se repetir nos próximos dias. Depois de ser registrada a tarde mais fria do ano na última tarde na capital, a tendência é que a temperatura aumente gradativamente nos próximos dias, podendo chegar aos 33 ºC ao longo da próxima semana.
Isso porque a massa de ar frio oceânica que passou sobre Minas Gerais perdeu força, conforme explicou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cléber de Souza. “Por causa disso, a tendência é de céu claro a parcialmente nublado até domingo (29)”, comentou.
A máxima esperada para esta sexta-feira (27) é de 26º C ao longo da tarde. No sábado (28), os termômetros registram mais um grau, e, no domingo, a temperatura deve permanecer nos 27ºC com a umidade relativa do ar em níveis aceitáveis.
Vai continuar a chover?
Com a elevação temperatura, são esperadas pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado que podem cair até domingo. A partir de segunda-feira (30), entretanto, a previsão é de tempo seco, sem nenhuma possibilidade de chuva em BH e região. “O clima vai ficar seco no resto do Estado, com exceção do Norte, onde podem continuar as precipitações isoladas”, falou.
Com o tempo seco, a partir de segunda, os cuidados precisam ser redobrados. Não é indicado que se faça atividades físicas entre 10h e 17h. Água e frutas, além de alimentos mais leves, devem estar sempre a postos, enquanto que os gordurosos devem ser evitados.
Restante do Estado
A previsão para o resto do Estado terá temperaturas contrastantes. Enquanto que, em Monte Verde, no Sul do Estado, são esperadas temperaturas mínimas na casa dos 5°C para os próximo dias, no Norte, os termômetros devem registrar até 40°C.