A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, lança nesta segunda-feira (15/6) a “Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa diante a Pandemia de Covid-19”. 

A iniciativa, aberta ao público e de acesso gratuito, tem objetivo de mobilizar a sociedade civil em ações que valorizem os idosos e previnam quaisquer tipos de violência doméstica sofrida por essa população. Lançada no Dia Mundial de Combate à Violência contra Pessoas Idosas, as ações serão divulgadas em ambiente virtual (on-line) na intenção de aproximar a sociedade da discussão. 

Por meio de mídias digitais - como podcasts e transmissões ao vivo pela internet -, a campanha reforça que o cuidado é uma das melhores formas prevenir a violência, física e psicológica, contra a pessoa idosa. Combate, ainda, a invisibilidade social dessa parcela da população. 

 

idozu.jpeg

A identidade da campanha contém uma série de peças publicitárias, que abordam o benefício do cuidado para o processo de envelhecimento ativo, autônomo e saudável e também as consequências causadas na pessoa idosa acometida pela violência. Um Selo Social Digital integra o material, que será amplamente divulgado em redes sociais e enviado à rede de atendimento e proteção à pessoa idosa, além dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa.

Programação

As atividedes on-line serão realizadas desta segunda-feira (15/6), com live a partir das 15h, até o dia 29/6. 

A primeira live vai abordar o cenário da violência em Minas Gerais, inclusive em relação às medidas protetivas, focando ainda o período de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, por meio da ótica do Sistema de Garantia dos Direitos. A conversa terá participação de representantes do Ministério Público de MG, Delegacia Especializada de Proteção e de Crimes Contra o Idoso e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/MG).

Na próxima semana, o assunto abordado na segunda-feira (22/6) será a cultura do cuidado na perspectiva do envelhecimento ativo, observando as consequências da covid-19. O debate conta com a presença da professora Natália Horta (PUC/MG), representantes da regional mineira da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A transmissão terá início às 15h.

A terceira live será no dia 29/6, também às 15h, e vai tratar da importância da função protetiva nos diversos eixos da sociedade como forma de prevenção à violência. A ação mostra como medidas de distanciamento social diferem da falta de afeto ou abandono do idoso. A conversa terá a participação da Subsecretaria de Assistência Social (SUBAS), Conselho Regional de Psicologia (CRP/MG) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CEMAIS). 

As transmissões, abertas ao público em geral, serão feitas pelo canal da Sedese no YouTube.

Formatos diversos

Além das transmissões ao vivo, a campanha também conta com a divulgação de podcasts - episódios sonoros, de acesso gratuito, com formato similar à um programa de rádio, mas que podem ser ouvidos no momento em que o usuário desejar. O conteúdo foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Um dos episódios trata a violência contra a pessoa idosa. 

Também estarão disponíveis no Portal SER-DH programas que abordam as formas de prevenção ao coronavírus, direito do consumidor, saúde mental, qualidade do sono e muitos outros temas.