A tarde de domingo (1°) foi de sol forte e temperaturas altas, em Belo Horizonte, termômetros espalhados pela capital marcaram até 33°C. Não à toa, esse ficou conhecido como o dia mais quente do inverno. Ainda assim, o calor parece não dar trégua e a cidade pode registrar um novo recorde de temperatura máxima, durante a estação, na tarde desta segunda-feira (2). 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que, novamente, a temperatura máxima chegue a 33°C durante a tarde. O quadro não é novidade, uma vez que altas temperaturas são a marca registrada do inverno na capital mineira e na região metropolitana. Os dias amanhecem mais frios, mas o sol logo aparece e torna quente as horas da tarde e do início da noite. 

Nos últimos dias, quem acordou mais cedo pôde perceber como a cidade tem amanhecido mais acinzentada. O tom do céu é um reflexo da inversão térmica. Com o calor, as camadas de poluição sobem aos céus e, por isso, quem olha para cima encontra o dia mais opaco.

O fenômeno deve se repetir ainda nas próximas semanas, uma vez que não há quaisquer previsões de chuva à vista. A falta de precipitações também implica no bem-estar da população, uma vez que a umidade relativa do ar cai a níveis preocupantes. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta quanto os índices de baixa umidade do ar, válido até terça-feira (1°). 

Confira recomendações do órgão para evitar doenças durante o período:

Defesa Civil BH 
✔@defesacivilbh
 

 A massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% no período da tarde. Válido até 17h de terça-feira (03). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG #BH #ar
 
Para o resto da semana

Até quarta-feira (4), os termômetros continuam a registrar temperaturas mais elevadas. No entanto, a partir de quinta-feira (5), a chegada de uma massa de ar frio provoca uma queda significativa nas temperaturas máximas esperadas.

Assim, as mínimas até o fim da semana permanecem em torno de 15°C, enquanto as máximas podem cair de 33°C para 25°C.