A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um comunicado, na manhã desta quinta-feira (16), alertando para a possibilidade de pancadas de chuva de 60 mm até às 8h de sexta.

Na capital, as regiões Centro-Sul e Oeste já ultrapassaram todo o acumulado de chuvas esperado para o mês de fevereiro. Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã de hoje, as regiões já acumulam em torno de 210 mm, o equivalente a 120% do previsto para o período.

Confira as recomendações:  

Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.  

Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.   

Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. 

Atenção especial para áreas de encostas e morros.

Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). 

Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Previsão do tempo

A quinta-feira (16) em Belo Horizonte será de céu nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas e rajadas de vento. De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil municipal, a capital mineira registrou mínima de 17 °C. Ao longo do dia, os termômetros podem chegar a 30°C. 

Conforme a previsão do tempo, a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 50% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é entre 50% e 60%. 

Alertas
 
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 
 
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.