Entre os terminais que já foram privatizados, o de BH é o que mais evoluiu em cinco anos
Confins já é o segundo melhor aeroporto do Brasil. De três em três meses, o Ministério dos Transportes faz uma pesquisa de satisfação com os passageiros e, em uma escala de 0 a 5 pontos, o aeroporto internacional de Belo Horizonte alcançou 4,62 pontos, apenas um centésimo atrás dos terminais de Curitiba e Campinas, que ficaram empatados na primeira posição, com 4,63 pontos.
Nos cinco anos de pesquisa, Confins também foi o segundo que mais melhorou, na avaliação dos passageiros. De 2013 para cá, a nota do aeroporto da capital mineira subiu 32%, atrás apenas do aeroporto de Manaus, onde a melhora foi de 34%. Como Manaus ainda é administrado pelo governo, entre os aeroportos que já foram privatizados Confins foi o que mais melhorou nos últimos cinco anos.
O levantamento considera 20 aeroportos do Brasil. Ao todo, 38 indicadores são avaliados. Para os passageiros que viajaram por Confins, os melhores serviços são a disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voos e de restituição de bagagens, a limpeza, a disponibilidade dos banheiros e a qualidade do Wi-Fi.
Apesar do significativo avanço, o custo para estacionar e lanchar ainda desagrada os passageiros. Entre os 20 aeroportos avaliados pela pesquisa do Ministério dos Transportes, Confins é o quarto mais caro no quesito lanches e o sétimo mais caro no serviço de estacionamento. No indicador de custo-benefício de lanchonetes e restaurantes, a nota foi 3,08. No custo-benefício do estacionamento, a nota foi 3,3.
Há quatro anos, o governo privatizou 49% de Confins, que foi assumido pela concessionária BH Airport. De lá para cá, foram investidos cerca de R$ 1 bilhão em ampliação e modernização do aeroporto Internacional de Belo Horizonte, incluindo a reforma do terminal que já existia e a construção de um segundo terminal – o que dobrou a capacidade anual para 22 milhões de passageiros.
Os investimentos também incluem novos acessos viários e ampliação do número de vagas de estacionamento. Os administradores privados já deram início aos planos para a construção de uma segunda pista em Confins. Pelo contrato, o projeto tem que ficar pronto até 2020.
“A BH Airport assumiu as operações do aeroporto, em 2014, com o propósito de elevá-lo à condição de um dos cinco melhores do país. Atingimos a segunda colocação em pouco mais de três anos e, o que é melhor, pelo reconhecimento dos próprios passageiros. O resultado alcançado é fruto do esforço e dedicação de toda a equipe da BH Airport, nossos parceiros e autoridades”, afirma o diretor presidente da BH Airport, Adriano Pinho.
Em pouco mais de três anos, Confins subiu dez posições no ranking, passando de 12º para segundo lugar. A nota subiu de 3,31 pontos para 4,62%, um aumento de 39,5%.
Confins ficou acima da média nacional. Entre janeiro e março de 2018, foram entrevistadas 19.473 pessoas nos 20 terminais. A média do índice geral de satisfação foi de 4,3 pontos.