AGRONEGÓCIO

Os produtores rurais têm até o dia 30 de junho para realizar o cadastro dos animais junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O procedimento é necessário para continuar tendo acesso aos serviços como emissão de nota fiscal e guias de trânsito animal (GTA). As informações deverão ser atualizadas anualmente, e todos os animais devem ser informados no cadastro, como bovinos, equinos, aves e outros.

O Sindicato Rural de Montes Claros já está auxiliando os pecuaristas no cadastro. “É necessário que o produtor se dirija ao Sindicato, presencialmente, para gerar sua senha de acesso ao Portal do Produtor e poder enviar as informações ao IMA”, informa o presidente da entidade, José Avelino Pereira Neto. “Lembrando que, a partir de 1º de julho, tanto vendedores quanto compradores deverão estar em dia com o IMA para as transações comerciais”, alerta José Avelino.

As novas normas para o cadastramento de animais foram publicadas pelo IMA no Diário Oficial do Estado. Até 2022, a atualização cadastral ocorria junto à declaração de vacinação contra a zoonose e tinha ênfase em bovinos e bubalinos. Agora, outras espécies poderão ser monitoradas, como equídeos, caprinos, ovinos, aves, abelhas e animais aquáticos. A modernização permite ainda que o serviço veterinário oficial aja de maneira mais rápida e eficiente em casos de emergências. O cadastro dos rebanhos, em Minas Gerais, ocorre anualmente entre 15 de maio e 30 de junho, e é obrigatório.

Fonte: onorte.net