BUSCAS CONTINUAM


As buscas precisaram ser interrompidas na noite de sexta-feira, mas foram retomadas logo na manhã deste sábado


Militares do Corpo de Bombeiros buscam, na manhã deste sábado (28), três pessoas desaparecidas na Represa de Furnas, em Carmo do Rio Claro, na região Sul de Minas, após uma embarcação virar e seis ocupantes desaparecerem sob as águas na tarde dessa sexta-feira (27).

Os corpos de dois dos seis passageiros que estavam na canoa foram encontrados ainda na sexta – um terceiro passageiro sobreviveu ao acidente. Agora, os militares procuram por outros três passageiros da embarcação – as primeiras informações, segundo os bombeiros, é que seriam duas meninas e um adulto. Ainda não há detalhes a respeito das idades dessas vítimas, mas há a confirmação de que todos os seis ocupantes do barco eram da mesma família. 

Ao todo, cinco bombeiros vindos de Passos recomeçaram as buscas nesta manhã com apoio de um barco e um jet ski mas, até o momento, as duas outras vítimas permanecem desaparecidas. Outras três embarcações de amigos e parentes das vítimas também estão apoiando as buscas. A procura, aliás, precisou ser interrompida na noite de sexta-feira por falta de segurança às equipes e falta de luminosidade no espaço. 

O que se sabe

Ainda nessa sexta, a Prefeitura de Carmo do Rio Claro publicou uma nota em suas redes sociais lamentando e confirmando a morte de duas crianças e três adultos no acidente. No entanto, este número e estas identidades prévias ainda não estão garantidas pelo Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Militar. 

À reportagem, Cláudia dos Santos, sobrinha de uma das possíveis vítimas – o idoso Sebastião Gomes de cerca de 70 anos – contou que sua família estava em uma canoa de madeira movida a motor, quando uma movimentação atípica na água fez com que a embarcação virasse. Segundo a mulher, seu tio e seus familiares conhecem bem o lugar e o idoso possui longa experiência com pesca. Os ocupantes são naturais de Guapé, município de Minas Gerais, mas há muitos anos moram em Franca, no interior de São Paulo. 

Esclarecimento

Na manhã deste sábado (28), o Corpo de Bombeiros retificou uma informação enviada anteriormente a respeito das buscas. Como esclarecido pela corporação, há duas buscas por corpos em andamento na região da Represa de Furnas, uma em Carmo do Rio Claro, pelas duas crianças e um adulto – passageiros da embarcação que virou –, e outra na Ilha de João Baroni, um braço da Represa de Furnas em Três Pontas, também na região Sul de Minas.

Neste segundo ponto, equipes procuram os corpos de dois meninos, um de 11 e outro de 17 anos. Os dois se afogaram na manhã dessa sexta-feira (27) enquanto nadavam. Assim, o fim de semana começa com uma tragédia na região da represa. São duas mortes confirmadas – estas de passageiros que estavam na embarcação em Carmo do Rio Claro – e cinco pessoas desaparecidas – três vítimas do acidente com barco e os dois garotos que se afogaram.