Termômetros marcaram 34,7ºC, mas, a partir de terça, chuva deve aliviar calor
Os belo-horizontinos vivem o dia mais quente do ano nesta terça-feira, os termômetros chegaram a 34,7ºC na capital mineira. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas só ficarão mais amenas na capital após as pancadas de chuva, que estão previstas para iniciar ainda na tarde desta segunda-feira (24).
Nesse domingo (24), os termômetros chegaram a marcar 33,8ºC em Belo Horizonte, temperatura já mensurada no dia 31 de janeiro de 2019.
Conforme o meteorologista Claudemir Azevedo, a mínima prevista para terça-feira (26) é de 19]₢ e a máxima não deve ultrapassar os 31ºC. Na quarta-feira (27), a previsão é a de que a máxima abaixe para 28ºC e a mínima fique em torno de 18ºC.
"Esse calor se deve a uma intensificação de massa de ar seco", explicou Azevedo. As altas temperaturas são características do verão e devem se repetir em março.
Na região metropolitana, os termômetros variam entre 17ºC e 33ºC nesta terça-feira (26). Para quarta-feira (27), a mínima prevista é de 18ºC e a máxima é de 28ºC, de acordo com o Inmet.
As altas temperaturas têm trazido incomodo para a educadora física Nayrara Sena, de 31 anos. Grávida de oito meses, ela precisa lidar, inclusive com quedas de pressão. "Tudo me incomoda nesse calor, minha pressão cai. Sempre fico sem lugar e desconfortável para tudo", revela.
A mãe de Lorenzo só consegue descansar à noite depois de muito sacrifício. "Só consigo dormir com o ventilador ligado no máximo. Tomo banho frio e bebo só água gelada. Apesar de preferir a roupa mais fresca possível, sinto muito calor", acrescentou.