Brasíl247 - "As condições da solitária-light de Lula assemelham-se ao regime imposto na França de 1945 ao marechal Philippe Pétain. Ele traíra seu país e presidira uma ditadura pró-nazista. Foi condenado à morte, teve a sentença comutada e morreu no cárcere, em 1951", destaca o jornalista Elio Gaspari, em sua coluna deste domingo na imprensa, intitulada "Lula não é o marechal Philippe Pétain".
Ele compara a situação de Lula também com a de outro brasileiro: Darcy Ribeiro, ex-chefe da Casa Civil de João Goulart, que ficou preso no Batalhão de Comando do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio, em 1969, e convivia com outros presos. "Lula está num regime muito pior", afirma Gaspari.
"Lula passa os dias só, trancado. Sem muito esforço, a Polícia Federal, o Ministério Público e o juiz Sergio Moro podem redesenhar esse regime carcerário, sem estimular um circo petista", diz.
"Lula é um ex-presidente da República, levado ao poder pelo voto popular. Quando ele vive numa rotina semelhante à de um marechal usurpador e colaboracionista, alguma coisa está errada", conclui o escritor.
Leia aqui a íntegra.