Jornal GGN – Janio de Freitas publicou artigo na Folha desde domingo (26) avaliando que a democracia está começando a ficar “fora de controle” com Jair Bolsonaro tirando do papel promessas de campanha que colocam a sociedade civil em risco. O jornalista criticou a falta de resposta dos militares que deram sustentação à eleição de Bolsonaro, e dos que estão no governo, a essas propostas inconstitucionais ou populistas e inconsequentes.

Janio citou, como exemplo, o novo decreto de armas de Bolsonaro, que permite, entre outras situações, que cidadãos comuns possam ter acesso a um fuzil.

“Tanto quanto a Bolsonaro, a liberação de armas põe em questão os quase incontáveis militares do governo: nem um só foi capaz de uma atitude, uma palavra ao menos, em favor do bom senso e da vida civil”, escreveu Janio.

“A democracia começa a ficar fora de controle. Com ela, Bolsonaro nunca teve compromisso, nem quando congressista. Se os generais representantes do Exército e o Ministério da Defesa aceitam medida contrária à segurança pública que a Constituição lhes atribui, o risco vai mais longe. É também institucional: os militares expõem a possibilidade de sua maior concordância com Bolsonaro do que a democracia suportaria. É uma hipótese em aberto. Clareada em um ou em outro sentido, servirá de base para uma resposta objetiva àquelas perguntas iniciais”, comentou.