A embaixada brasileira em Madri enviou uma carta ao principal jornal espanhol, o El País, atacando um editorial do último dia 11, intitulado 'El Impacto de Lula'.

 
O texto exalta os êxitos dos governos Lula na economia e sociedade e critica a "gestão nefasta" da pandemia por parte do governo Bolsonaro. 

Frustrado, o embaixador Pompeu Andeucci Neto enviou uma carta de quatro páginas ao diretor da publicação Javier Moreno. As informações foram reportadas na coluna de Jamil Chade, no Uol.


O primeiro diz que o editorial é "desconectado da realidade dos fatos no Brasil". A carta fala em "amargura" dos jornalistas contra o governo e diz que o presidente é "ofendido" todos os dias.

Segundo o diplomata, há um "elevado nível de aprovação pública"  à gestão da pandemia da Covid-19. O texto não menciona o recorde de infecções e mortes e a falta de leitos nos hospitais ao redor do Brasil.


A carta garante que o compromisso de Bolsonaro com a democracia é "firme, constante e inexorável". Segundo o texto, as "instituições funcionam" no Brasil e o presidente "cumpre rigorosamente a Constituição".

Este é o segundo esforço de uma embaixada na Europa no sentido de atacar jornalistas locais. O Le Monde, maior jornal francês, também foi um alvo recente.