O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou investimentos de R$ 1 bilhão destinados ao Anel Rodoviário após uma reunião com a presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, em Xangai, na China, nesta quinta-feira (9).

A confirmação do recurso foi feita pelo próprio prefeito em suas redes sociais. Damião relatou que, ao apresentar o projeto do "Novo Anel", Dilma Rousseff garantiu o valor necessário. "Quando disse a ela que vim à China em busca de recursos para as obras estruturantes do Novo Anel, ela perguntou: 'quanto custa?'. Respondi: '1 bilhão'. Ela fez a conversão imediata em dólares e respondeu: 'está garantido'", escreveu o prefeito no Instagram.

Álvaro Damião não forneceu detalhes sobre a forma de utilização do investimento, mas afirmou que as tratativas formais para a oficialização do recurso já foram iniciadas e devem "avançar de forma acelerada".

O chefe do executivo municipal complementou dizendo que o diálogo com a presidente do Banco do Brics foi "franco, transparente e olho no olho entre dois belo-horizontinos". Damião destacou ainda que a agenda na China também incluirá temas de inovação e tecnologia, a serem tratados em reuniões futuras.

4ª viagem internacional de Damião 
 
Essa é a quarta viagem internacional realizada por Damião. Em abril, o prefeito esteve no Peru durante cinco dias para evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em maio, o destino foi a Alemanha, onde o chefe do executivo participou de encontros comerciais e políticos e acompanhou a final da Champions League durante um fim de semana. 
 
Já em junho, o prefeito viajou a Israel a convite da embaixada do país para participar do evento “Projetos Municipais para a Segurança Pública e o Desenvolvimento Local”.

Na ocasião, a viagem do chefe do Executivo municipal teve de ser interrompida após autoridades serem obrigadas a se abrigar em um bunker devido a ameaças de retaliação a ataques israelenses perpetrados contra o Irã. 

Com Juliano Lopes (Podemos) à frente da PBH,  a vice-presidente da Câmara Municipal, Fernanda Pereira Altoé (Novo), ficará como presidente interina do Legislativo.