O apresentador Gugu Liberato morreu aos 60 anos na noite desta sexta-feira (22), no Hospital Orlando Health, em Orlando, Estados Unidos. A morte do apresentador foi confirmada por meio de uma nota de falecimento, divulgada por sua assessoria de imprensa. 

 
Ele estava internado desde a tarde dessa quarta-feira (20) após sofrer um acidente doméstico. Segundo informações da assessoria de imprensa, o astro teve um traumatismo craniano ao cair da altura de quatro metros e bater com a cabeça na quina de um móvel. A queda ocorreu enquanto Gugu decorava a parte externa da casa com enfeites de Natal. 
 
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.
 
Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
 
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
 
Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
 
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz. 
 
Familiares e funcionários 
São Paulo, 22 de novembro de 2019
* Escala Glasgow de 3 - usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente.
 

Trajetória


Na Record há dez anos, Gugu Liberato ganhou notoriedade por sua trajetória de 35 anos no SBT. Desde julho de 2018, ele apresentava o reality show Canta Comigo. Os espisódios já estão todos gravados, com exceção da final, cuja transmissão está marcada para o dia 4 de dezembro, ao vivo.
 
 Ver galeria . 17 FotosGugu Liberato grava especial para o Domingo Legal, na Italia. Divulgação/SBT
Gugu Liberato grava especial para o Domingo Legal, na Italia.(foto: Divulgação/SBT )
Antônio Augusto de Moraes Liberato, o Gugu Liberato, nasceu em 10 de abril de 1959, em São Paulo. Desde cedo se revelou um comunicador nato. Começou a trabalhar na televisão aos 14 anos como assistente de produção do programa Domingo no parque, apresentado por Silvio Santos. Acabaria contratado pelo dono do SBT alguns anos à frente.

O começo foi por meio de Sessão premiada, formado por um mix de seriados norte-americanos. Ele se projetou em 1982 com o Viva a noite, que era exibido aos sábados, unindo entretenimento, música e jogos. Inicialmente, dividia a apresentação com outras figuras, mas acabou se tornando a estrela do programa. Dirigido por Homero Salles, teria piques de audiência e chegaria à liderança, superando concorrentes como Perdidos na noite, da Rede Bandeirantes, e Supercine, da Rede Globo.

Foi no Viva a noite que um dos grandes fenômenos da música, o Menudo, se popularizaria no Brasil. E Gugu abriria janelas também para grupos como Polegar e Dominó. Ali também se tornaria famosa a Dança do passarinho.



sucesso não demoraria a levar a um convite da concorrente, a Globo. Consta que Silvio Santos teria ido ao escritório da empresa, no Rio de Janeiro, pedir diretamente a Roberto Marinho que liberasse o apresentador de volta. Feito o acordo, o SBT teria aumentado em 10 vezes o salário de Gugu. Ao mesmo tempo, garantiria a presença dele em parte da grade dominical da emissora de origem, comandando os programas Cidade contra cidade e Passa ou repassa.

A partir de 1989, Gugu é escalado para várias atrações do SBT. Entre os destaques, TV animal. Mostrava curiosidades relativas aos bichos, com reportagens sobre diversas espécies. A principal atração, entretanto, era o quadro no qual famosos adivinhavam os animais, escondidos por um cenário, ao tocá-los. Não foram poucos os escândalos diante de minhocas, besouros e sapos.

Exibido entre 1989 e 1991, Corrida maluca se tornou um dos grandes sucessos da grade do SBT. Um concorrente previamente selecionado pela produção deveria, entre outras coisas, disputar uma série de provas, a fim de realizar seu grande sonho, uma viagem para dentro ou fora do Brasil.

Gugu comandaria posteriormente o Sabadão sertanejo, sempre nas noites de sábados, no período em que as duplas sertanejas estavam estourando no país. Os shows eram intercalados por entrevistas do apresentador. Ao fim de cada bloco, frases de Chico Xavier eram inseridas na telinha. Finalizando a atração, uma bailarina sensual dançava e tinha água lançada sobre sua camiseta branca, no concurso da Gata molhada.



Gugu se projetou ainda mais a partir do Domingo legal, em 1993. A atração tinha quadros variados, passando por musicais e gincanas entre famosos. Um dos momentos icônicos veio com a Banheira do Gugu, em que levava modelos – mulheres e homens – em trajes minúsculos para se agarrar na disputa por sabonetes numa banheira improvisada.

Entre outros destaques estavam Táxi do Gugu, em que o apresentador, disfarçado, dirigia um táxi pelas ruas de São Paulo, além de Telegrama legal e Lendas urbanas. Por diversos meses consecutivos, o Domingo legal conquistaria a audiência isolada no Ibope, vencendo seu principal concorrente, o Domingão do Faustão, da Rede Globo.



No auge do sucesso, porém, Gugu viveria uma fase de questionamento profissional ao exibir, em setembro de 2003, entrevista atribuída a líderes do chamado Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa. Durante o vídeo, integrantes do grupo fizeram uma série de ameaças contra o vice-prefeito de São Paulo na época, Hélio Bicudo, e também a apresentadores de programas de conteúdo policial, como José Luiz Datena e Marcelo Rezende. A veracidade foi questionada judicialmente.

O reinado durou até 25 de junho de 2009. Ao receber proposta milionária, Gugu Liberato deixa o SBT, depois de 16 anos à frente do Domingo legal, e se transfere para a Rede Record. Estreou o Programa do Gugu na nova emissora em 30 de agosto daquele ano, com direito a performance do Blue Man Group. Exibido aos domingos, entre 20h e meia-noite, teve audiência abaixo do esperado e foi remanejado para a faixa das 16h.

Oficialmente, Gugu estreou na Record com o aval do ex-patrão Silvio Santos. Contratado até 2010 pelo SBT, coube ao próprio Silvio a decisão de liberar a ida precoce do ex-discípulo. Mas, reagindo à concorrência, Silvio logo tirou da Record os apresentadores Eliana e Roberto Justus, o jornalista Roberto Cabrini e o novelista Tiago Santiago.

O formato foi mantido na Record até junho de 2013. Insatisfeito com cortes de verbas na produção, Gugu fez um acordo para deixar de apresentar o programa. Os laços seriam retomados em fevereiro de 2015, com Gugu na Record exibido no período noturno. O programa durou oito meses e voltou ao ar em fevereiro de 2016, exibido nas noites de quarta-feira. Foi mantido – entre reprises e apresentações ao vivo – até dezembro de 2017.

Em abril de 2018, o apresentador assumiu a nova temporada do Power Couple Brasil, reality envolvendo casais, exibido de segunda a sexta-feira. Em julho do mesmo ano, estreou também na Record o talent show Canta comigo, em que candidatos se apresentam diante de um time de 100 jurados, depois incorporados às performances.

Filho de Claudino Augusto e Maria do Céu, ambos portugueses, Gugu tinha dois irmãos, o administrador de empresas Amândio Liberato, e a numeróloga Aparecida Liberato. Era casado com a médica Rose Miriam Di Matteo, com quem teve os filhos João AugustoSofia e Marina.

Cantor e ator

Gugu Liberato também se aventurou como ator e até cantor. O apresentador participou de vários filmes d'Os Trapalhões, como o Os fantasmas trapalhões (1987), O casamento dos trapalhões (1988), Os Trapalhões na terra dos monstros (1989), Uma escola atrapalhada (1990), e O noviço rebelde (1997). Também participou de Xuxa e os duendes (2001), com Xuxa Meneghel.

Gugu lançou LPs e CDs, incluindo o álbum de estúdio Gugu para crianças (2002), que chegou a vender 100 mil cópias no Brasil e foi premiado com um disco de ouro pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).

A diversão das crianças

Quem foi criança e adolescente nos anos 1980 certamente tem em Gugu Liberato uma de suas principais referências. Seja aprendendo a coreografia da famosa Dança do Passarinho, divertindo-se com as tortadas trocadas entre famosos no Passa ou repassa ou aguardando ansiosamente a apresentação dos ídolos Menudos e Dominó no Viva a noite.

Por falar no programa de sábado exibido pelo SBT/Alterosa, um dos quadros de maior sucesso era o Sonho maluco. Fãs mandavam cartas pedindo para realizar fantasias ao lado dos ídolos. Quem aceitava participar era obrigado a pagar muitos micos.

Em um dos filmes de que participou, Os Trapalhões na terra dos monstros, Gugu atende ao pedido de uma fã do Dominó, interpretada por Angélica. O grande desejo dela era gravar um clipe ao lado dos músicos na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Nessa história, o cartão-postal carioca era habitado por monstros.

Outra atração de Gugu que fez muito sucesso na emissora de Silvio Santos foi o TV animal, que tinha como foco a preservação da fauna. Aliás, ele era apaixonado por bichos e mantinha em casa, em São Paulo, uma calopsita de estimação. Em vídeo divulgado no ano passado, durante a Copa do Mundo, o apresentador ensina a ave a cantar o Hino Nacional.

Outra característica de Gugu, lembrada em depoimentos e postagens de amigos e celebridades, era a gentileza. Certa vez, encontrei-o em um evento corporativo em Brasília. Foi bem rápido, fiz apenas duas perguntas. Nunca me esqueci do quanto Gugu foi educado. Estava sempre sorrindo.

Podem gostar ou não dele e até tachá-lo de brega, como alguns críticos fizeram no passado, mas Augusto Liberato deixou a sua marca no entretenimento brasileiro. Será sempre lembrado como um dos apresentadores mais queridos, populares e talentosos do país. (Depoimento da repórter Ana Clara Brant, do Estado de Minas)

Feliz com a família

Em entrevista recente ao jornal Folha de S. Paulo, Gugu afirmou que estava num ótimo momento, trabalhando, mas com a oportunidade de curtir a família. “Estou superfeliz com o que construí desde o começo da minha carreira e feliz com o momento atual, que me permite viver a adolescência dos meus filhos. Estou numa fase excelente da minha vida pessoal”, revelou.

O apresentador vivia um novo momento. “Desacelerei minha vida profissional em função dos meus filhos e da minha família. Era uma loucura ter um programa semanal de quatro horas de duração, e ao vivo. Fiz isso porque quis”, afirmou. “A proposta da Record foi muito boa, porque trabalho alguns meses e fico de folga nos demais, nos Estados Unidos”.

O contrato com a Record iria até o final de 2022. “Nunca trabalhei tão pouco, intelectualmente falando. Reality é muito mais fácil para qualquer apresentador, mas, em compensação, o volume de horas de trabalho é muito maior. Chego por volta das 9h e saio à 1h do dia seguinte. É bem difícil”, contou.

De acordo com o apresentador, quadros famosos, como Banheira do Gugu, não fariam sucesso agora. “O mundo mudou nesses últimos 10 anos e a televisão está nesse meio de mudança também. Se fosse hoje em dia, esses quadros não dariam mais certo. Estamos em outros tempos”, garantiu.

Frases

Paternidade

É maravilhoso, estou descobrindo uma porção de coisas sobre as quais não tinha ideia.”



Jesus é o mesmo para todas as religiões.”

Audiência

O público determina o que quer ver na TV.”

Inspiração

Assisto a muita TV. Sou tão aficionado que penso nisso até dormindo. Na minha cabeceira, mantenho sempre um bloquinho, pois costumo acordar de madrugada com novas ideias para meu programa.”

TV

Televisão é um desafio, um desafio diário. Não sei te precisar o que desejo fazer, mas, sim, como pretendo fazer: Quero seguir descobrindo novos caminhos, seguir em contato com o telespectador do meu programa, algo que me satisfaz muito. Enfim, a televisão muda e nós mudamos com ela. Novos caminhos se abrem, novos formatos, novas ideias. Essa é a parte mais gostosa do meu trabalho.”

Passado

Era pra eu ser dentista. Cursei odontologia.”

Guru

Seja você mesmo a luz que tanto espera enxergar... Não espere que outra pessoa ilumine seu caminho.”

Perfil

Tudo o que fazemos acaba nos rendendo aprendizado. As passagens boas, as passagens ruins, tudo faz parte da vida. Me orgulho de sempre ter trabalhado com honestidade, com meu coração fazendo parte dessa história. Esse é o meu jeito.”
 
* A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.