O BAR DOS BARES!

Montes Claros conhecerá na próxima segunda-feira (29), durante a festa de encerramento para patrocinadores, convidados, imprensa e botecos participantes, os vencedores do concurso Comida di Buteco (CdB) de 2023. Ao todo, 18 participantes estão na disputa pelo título de melhor boteco da maior cidade da região Norte do Estado.

Em sua 23ª edição no Brasil e a 16ª em MOC, a competição durou 24 dias; do dia 7 até o dia 30 de abril. Nesse período, os amantes do concurso gastronômico mais gostoso do país puderam visitar, experimentar, votar e ajudar a eleger o melhor boteco da cidade.

Este ano, os ingredientes obrigatórios foram as ervas e as especiarias. Participam e concorrem ao título dessa edição: 611 House Bar, Ary Cristal, Bar do Chacal, Bar do Kal, Bar do Soró, Bar do Thom, Bendita Espeteria, Boteco Topp, Butiquim do Loy, Cantina da Paty, Carrancas Mercado, Delícias do Crepe, Dom Canela Butiquim, Jiló Butiquim, Lopes Bistrô, Rancho Beer Bar, Universo do Beiju e War Pigs Rock Bar.

O CdB tem como objetivo desenvolver importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz. É válido ressaltar que o título de melhor boteco da cidade é a somatória de quatro quesitos: melhor petisco, melhor atendimento, melhor higiene do bar e melhor temperatura da bebida.

O concurso nasceu em 2000 com o objetivo de resgatar os botecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração. Ao longo desses anosa saborosa competição seguiu à risca o lema: transformar vidas através da cozinha de raiz – boteco extensão de sua casa. 
 
Sua mecânica

De acordo com a organização, o CdB é um concurso e não um festival, pois elege-se o melhor boteco de cada circuito e não o melhor petisco. O público e jurados visitam os estabelecimentos para votar. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

Desde de 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é a regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos, os campeões de cada circuito e um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Fonte:onorte.net