TURISMO RURAL


Produtos da agricultura familiar, cozinheiros regionais, renomados chefs brasileiros e releituras de pratos típicos do campo são as estrelas de uma série de vídeos produzidos nos oito roteiros que integram o Projeto Experiências do Brasil Rural. As gravações, iniciadas nesta semana na Rota Amazônia Atlântica, do Pará, envolvem os chefs Leo Coalhada e Zeca Amaral, que, até dezembro, levarão o chamado Cozinha Show a todos os destinos do programa.

Trata-se de mais um desdobramento do projeto, parceria entre os Ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) que busca desenvolver o turismo em zonas rurais. O Cozinha Show, também operado conjuntamente pelas partes envolvidas na cooperação, promove a gastronomia associada a artigos da agricultura familiar, a fim de diversificar a oferta turística, gerar inclusão social, trabalho e renda.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, observa que a iniciativa ajuda a evidenciar a riqueza culinária nacional e reforçar o interesse de visitantes pelo país. “Estamos falando de um dos ativos turísticos nacionais mais valorizados por visitantes, tanto brasileiros quanto estrangeiros. O país oferece ao turista pratos feitos a partir de produtos muitas vezes únicos do Brasil, e precisamos reforçar a gastronomia como um grande fator de atração de visitantes”, comenta.

A gastronomia é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros que vêm ao país. Segundo o estudo Demanda Turística Internacional, realizado pelo MTur, oito em cada dez visitantes de outras nações que estiveram no Brasil em 2019 aprovaram a culinária local. Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF e coordenador do Experiências do Brasil Rural, ressalta que a promoção do Cozinha Show vai ajudar a consolidar a identidade dos roteiros.

“O turismo gastronômico é uma das principais faces do Experiências do Brasil Rural. Os produtos da agricultura familiar valorizam a gastronomia local e dão identidade aos roteiros. Esses vídeos vão contribuir para a divulgação das rotas, e a releitura de pratos típicos regionais trará novidades que serão incorporadas aos cardápios das rotas”, explica o docente. Os vídeos devem ser divulgados no início de 2022, no canal do MTur no YouTube.

VIVÊNCIAS - A Rota Amazônia Atlântica, baseada na cidade de Augusto Corrêa, leva o visitante aos singulares atrativos da região, a partir de passeios guiados. Um deles, a agroindústria familiar Fazenda Bacuri, permite vivenciar a produção 100% orgânica de geleias, licores, mel e frutas secas, cultivadas em áreas de manejo florestal. Há, ainda, o Rancho Amuré, que proporciona diferentes tipos de pescaria - com direito a peixe assado -, entre várias outras opções.

Os chefs participantes do Cozinha Show, iniciativa também promovida em eventos estratégicos do turismo nacional, celebraram a chance de conhecer o roteiro. “Foi uma vivência turística gastronômica absurda!”, descreveu Leo Coalhada, proprietário de um restaurante em Teresópolis (RJ). “Cozinhamos numa palafita, com um senhor pescador fazendo o prato da rota e a gente fazendo derivações. Foi um negócio de filme mesmo”, completou Zeca Amaral, dono do restaurante Cozinha com Z, em São Paulo (SP).

PROJETO - Além do Amazônia Atlântica, integram o Experiências do Brasil Rural os roteiros “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

A fase inicial do projeto envolveu um diagnóstico das rotas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramentos. Em seguida, houve capacitações e a formatação de vivências memoráveis nos destinos. Os produtos e serviços desenvolvidos estão sendo validados durante este mês de novembro, a partir de visitas presenciais de coordenadores do projeto. Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai focar ações de apoio à promoção e à comercialização de roteiros.

Fonte: Ministério do Turismo