‘Herói improvável’, Wesley teve uma tarde marcante neste sábado (6/5). Após meses quatro iniciais difíceis no Cruzeiro, e uma longa seca de 32 jogos sem balançar as redes, o atacante marcou seus primeiros gols pelo time celeste diante do Santos, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa venceu o Peixe por 2 a 1 no Independência, em Belo Horizonte.

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos nove pontos e alcançou o primeiro lugar da tabela. A equipe mineira tem três vitórias e uma derrota no Brasileirão. Seu próximo compromisso será na quarta-feira, às 21h30, contra o Fluminense, no Mineirão.

Já o Santos está na 11ª posição do campeonato, com apenas quatro pontos. Treinado por Odair Hellmann, o Alvinegro Praiano venceu o América-MG, empatou com o Atlético-MG e perdeu para Grêmio e Cruzeiro nas quatro primeiras rodadas da Série A. O time volta a campo na quarta-feira, às 19h, diante do Bahia, na Vila Belmiro.

Wesley desencanta, e Cruzeiro vence a primeira etapa

CRUZEIRO

O duelo entre Cruzeiro e Santos começou de forma equilibrada, com chances das duas equipes. Mesmo com a Raposa sofrendo um desfalque logo no início do primeiro tempo, com a lesão de Rafael Bilu, os jogadores celestes não se mostraram impactos e produziram bom volume ofensivo.

Aos 20′, William tocou para Vital, que, mesmo bastante marcado, conseguiu deixar Ramiro em boa posição no lado direito. O volante estava livre quando recebeu a bola e cruzou na medida para Wesley marcar o primeiro gol da partida.

A jogada foi importante para o atacante, contratado por R$16,5 milhões e bastante questionado por torcedores desde o início da temporada – ele ainda não havia marcado com a camisa do Cruzeiro. Destaque também para o momento coletivo do time, que encontrou bons espaços e soube se livrar da marcação santista para abrir o placar.

O goleiro Rafael Cabral também saiu para o intervalo com méritos no resultado. A melhor chance do Peixe na etapa inicial foi aos 34′, em chute de primeira de ‘Speed’ Mendoza. O camisa 1 precisou fazer defesa à queima-roupa na pequena área para evitar o empate.

Essa foi a segunda grande intervenção de Cabral no confronto. Aos 7′, o goleiro havia defendido um belo chute de fora da área do centroavante Marcos Leonardo, no primeiro lance de perigo do jogo.


Wesley volta a marcar e garante vitória do Cruzeiro sobre o Santos
Se na primeira metade do jogo o Cruzeiro conseguiu segurar o Santos, isso caiu por terra logo que os times voltaram do intervalo. Aos 12′ da etapa final, Ângelo conseguiu se desvencilhar dos marcadores, infiltrou na área celeste e ficou cara a cara com Rafael Cabral. A promessa da base alvinegra tocou na saída do goleiro e marcou o gol de empate.

O bom momento do Santos, porém, não durou muito. Herói improvável, Wesley voltou a balançar as redes aos 16′ e garantiu a vitória do Cruzeiro sobre o Santos. O atacante marcou de rebote, após João Paulo espalmar bola de Marlon. O gol, mais uma vez, se iniciou em uma jogada de Mateus Vital.

Apesar de não ter marcado ou dado assistência, o meio-campista foi crucial no triunfo. Vital foi o grande responsável por girar o motor da equipe comandada por Pepa e contribuiu com passes para deixar os companheiros bem postados no ataque. O jogador chegou a dar bela caneta em Inocêncio perto da área adversária, mas sofreu a falta antes que pudesse finalizar.

CRUZEIRO 2 X 1 SANTOS
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro (Machado, aos 29′ do 2ºT) e Mateus Vital (Neto Moura, aos 38′ do 2ºT); Rafael Bilu (Wesley, aos 8′ do 1ºT), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado, aos 38′ do 2ºT). Técnico: Pepa

Santos
João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio, no intervalo), Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ed Carlos, aos 22′ do 2ºT), Camacho (Deivid Washington, aos 41′ do 2ºT) e Lucas Lima (Daniel Ruiz, aos 31′ do 2ºT); Lucas Braga (Ângelo, no intervalo), Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann

Gols: Wesley, aos 20′ do 1ºT e aos 16′ do 2ºT (Cruzeiro); Ângelo Gabriel, aos 12′ do 2ºT (Santos)

Cartões amarelos: William, Lucas Oliveira, Richard, Ramiro, Matheus Jussa e Henrique Dourado (Cruzeiro); Rodrigo Fernández, Gabriel Inocêncio e Lucas Lima (Santos)

Cartões vermelhos: nenhum

Motivo: 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: 06/05/2023

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Público: 21.191 pessoas

Árbitro: Bruno Arieu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Correia (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)