100% RAPOSA

Em noite de gols de Veron e Vitinho, o Cruzeiro venceu o Athletico-PR por 2 a 0 e se manteve 100% no Mineirão, pelo Brasileirão. Pela segunda partida consecutiva, Veron balançou as redes, dessa vez, com uma assistência cinematográfica de Matheus Pereira, na primeira etapa. Nos acréscimos do segundo tempo, o “cria da base” Vitinho contou com uma sobra na grande área para fazer o primeiro dele no profissional.

Com o resultado, a Raposa chegou aos 20 pontos e assumiu a 5ª posição na tabela e, de quebra, acabou com uma sina de  seis anos que não vencia o Furacão. Neste período foram cinco jogos ( 3 empates e 2  derrotas), todos pela série A. A última havia sido em 22 de julho de 2018, quando o Cruzeiro venceu por 2 a  1 o adversário, no Gigante da Pampulha. 

A Raposa volta a campo no próximo domingo (30), para encarar o Flamengo, atual líder, no Maracanã, às 18h30. O confronto poderá levar o time celeste ao G4 da competição, com um jogo a menos que os demais concorrentes. 

O jogo

O jogo iniciou com as equipes se alternando em boas chances criadas para abrir o placar. Porém, o Cruzeiro foi mais eficiente. Aos 14, Matheus Pereira, em uma assistência cinematográfica, deixou Veron livre na grande área. Com força, o atacante celeste bateu colocado, no canto esquerdo de Léo Link, que nada pôde fazer, marcando o segundo gol dele com a camisa do Cruzeiro. 

Mesmo com o placar favorável, a Raposa seguiu pressionando o Furacão em busca do segundo tento. Enquanto isso, a defesa celeste, bem postada em campo, não dava espaços para que o adversário pudesse criar alternativas de perigo para Anderson. 

Na reta final da primeira etapa, a dobradinha Pereira/ Veron por muito pouco não voltou a funcionar. O camisa 10 celeste invadiu a grande área e tocou para o atacante. Dessa vez, o zagueiro Thiago Heleno conseguiu interceptar a jogada, antes do arremate final de Veron, nessa que foi a última grande oportunidade da etapa.

Como no início do jogo, o Atlhetico voltou para o segundo tempo buscando o ataque. Logo aos 7, em contra-ataque veloz com Christian, o Furacão só não empatou graças ao lateral-esquerdo Kaiki. O jovem acompanhava o lance e em uma arrancada do campo de ataque até a defesa, Kaiki conseguiu cortar o passe de Christian que encontraria Nikão livre na grande área para concluir a jogada.

Aos 12, Fernando Seabra promoveu a primeira alteração na equipe colocando Barreal na vaga de Ramiro. Aos 19, Barreal chegou ao ataque com perigo e só não carimbou uma assistência no jogo porque Arthur Gomes estava em posição de impedimento e a arbitragem anulou o gol do atacante. 

Aos 22, Seabra voltou a mexer na equipe. Lucas Romero deixou o campo para a vaga de Machado.  No ataque, Robert entrou na vaga de Arthur Gomes. Aos 31, Seabra alterou a Raposa pela última vez. O comandante colocou Villalba no lugar de Kaiki e Vitinho na vaga de Veron. Ambos deixaram o gramado exausto e sob aplausos da China Azul

Na reta final do jogo, o Furacão promoveu uma verdadeira blitz no ataque, obrigando Anderson a trabalhar. Em um dos lances perigosos, o arqueiro celeste teve que se esticar todo para espalmar uma uma cabeçada de Kaike Rocha para a linha de fundo. 

Nos acréscimos, o Cruzeiro mostrou sua força dentro de casa. Em jogada trabalhada por Barreal e Matheus Pereira, pela esquerda, a bola sobrou para Vitinho na grande área. Sem pestanejar, o jovem meio-campista soltou o pé, para marcar o segundo da Raposa no jogo e o primeiro dele como profissional. Dando números finais ao jogo. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2X0 ATHLETICO-PR

Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Machado), Lucas Silva, Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert) e Veron (Vitinho). Técnico: Fernando Seabra

Athletico:Léo Linck; Léo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick (Zé Vitor) e Christian; Nikão (João Cruz), Julimar (Zapelli) e Mastriani (Pablo). Técnico: Juca Antonello

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileirão
Data: 26 de junho de 2024 (quarta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte - MG

Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Brigida Cirilo Ferreira e Luis Carlos de Franca Costa
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Cartões amarelos: Vitinho (Cruzeiro); Thiago Heleno, Fernandinho (Athletico-PR)

Gols: Veron, aos 14’, 1º tempo; Vitinho, aos 45’, 2º tempo (Cruzeiro)