Meia participou de cinco dos últimos seis gols do time; alvinegro emendou contra o Inter terceira vitória seguida
O encanto está de volta. Chamado de craque por muitos, Cazares andava com o futebol escondido. Mas o talento aflorou novamente, refletindo diretamente na recuperação do Atlético na reta final do Campeonato Brasileiro.
O equatoriano teve participação direta em cinco dos seis últimos gols do Galo. Depois de seis jogos sem vitória – quatro derrotas e dois empates, período que coincide com a demissão de Thiago Larghi e a contratação de Levir Culpi –, a equipe alvinegra emendou três triunfos, o último, na quarta-feira, em Porto Alegre, no triunfo em cima do Internacional.
Restando duas partidas para o fim da competição nacional, o Atlético, que viu a vaga na Copa Libertadores de 2019 ameaçada, agora, já pode garanti-la de vez no sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro. Para isso, o time precisa de um resultado melhor que o Atlético-PR, que recebe o Ceará no domingo. Os mineiros têm 56 pontos na tabela, enquanto os paranaenses somam 53.
Para tirar o melhor de Cazares, Levir Culpi teve uma conversa franca com o jogador. “Eu gosto de conversar com os jogadores para saber da situação deles, como estão fora de campo, com a família, como estão fora de seu país. Eu já trabalhei em outros países e sei o que eles sentem. É importante trocar uma ideia para saber o que ele está pensando da situação, como ele vê este momento no Brasil”, destacou o treinador.
Levir ressaltou que, com relação à qualidade de Cazares, não há nada a se discutir. Tecnicamente, quem olha o jogo, contrata o Cazares. Mas aí tem aquela coisa: ele vai se adaptar ao sistema, à cultura do país? Ele tem uma técnica apurada, mas ele pode melhorar”, reforçou o comandante atleticano.
Números
Cazares foi contratado pelo Atlético no começo de 2016. São 151 jogos pela equipe mineira, com 29 gols marcados e 34 assistências, ou seja, com participação decisiva em pelo menos um lance a cada duas partidas.
O equatoriano é atualmente o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do Atlético, perdendo apenas para o argentino Lucas Pratto, que deixou 42 gols anotados. Cazares, que quase foi envolvido em uma negociação no meio do ano, tem contrato até o fim de 2020. Contra o Internacional, Cazares fez o dele e deu passe para o gol da vitória por 2 a 1, marcado por Terans. “Feliz pelo gol, feliz porque ganhamos, feliz por Terans, que conseguiu marcar seu primeiro gol. Conseguimos a vitória, e é preparar para o jogo de sábado”, disse.
Retrospecto
Diferenciado
O meia Cazares teve participação direta em cinco dos últimos seis gols do Atlético no Campeonato Brasileiro. Relembre:
Ceará
Fez o gol na derrota por 2 a 1, em Fortaleza.
Palmeiras
Responsável pelo passe de calcanhar para Fábio Santos, que tocou para o gol de Elias. Partida terminou em 1 a 1.
Bahia
Fez o gol da vitória, por 1 a 0, no Independência.
Inter
Abriu o placar no Beira-Rio e deu o passe para o gol de Terans, na vitória por 2 a 1.