A prefeitura de Belo Horizonte confirmou nesta terça-feira (27) a liberação da volta dos torcedores aos estádios de futebol na capital. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada após reunião com representantes dos três grandes clubes da cidade - América, Atlético e Cruzeiro -, e também dos estádios.  


Inicialmente, a primeira partida com público em BH será entre Atlético e River Plate, no dia 18 de agosto, pelas quartas de final da Copa Libertadores, uma vez que a Conmebol já autorizou a presença de público nos estádios no torneio continental. No entanto, caso a CBF siga a mesma linha da Conmebol e também autorize a presença de público nos estádios, essa data poderá ser antecipada.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já tinha atualizado o protocolo do Minas Consciente, que libera eventos nas ondas Amarela (até 600 torcedores ou até 50% da capacidade do local) e Verde (sem limitação de público, mas com distanciamento), independentemente da adesão ao plano. 

A Federação Mineira de Futebol (FMF) também publicou, na semana passada, um protocolo específico para o futebol, que só vale em suas competições. Neste momento, apenas o Módulo II do Campeonato Mineiro está em andamento, mas para o retorno, é preciso uma autorização das prefeituras de cada cidade, além do encaminhamento de documentação e laudos para averiguação dos requisitos.


Na Libertadores, a Conmebol já autorizou o retorno do público de forma gradual, tanto que o Flamengo fez o duelo contra o Defensa y Justicia, já com alguns torcedores, em Brasília.

Com relação ao Campeonato Brasileiro e Série B, a CBF espera uma autorização em todas as praças do país para que os jogos voltem com público ao mesmo tempo. A entidade prepara um teste nas quartas de final da Copa do Brasil, dias 25 de agosto e 1º de setembro.

A capacidade de público do Mineirão é de 62 mil pessoas e, do Independência, de 23 mil. Portanto, eles poderiam receber cerca de 18,5 mil e 7 mil torcedores, respectivamente.

Veja as regras:

30% de cada setor
camarote fechado
todos portões devem ser abertos
venda de ingressos só pela internet
nome do comprador deve ser fornecido para que seja feito rastreamento de casos positivos
exame de covid negativado
não haverá venda de bebida
todos pcr negativo ou teste de antígenos negativos
estar vacinado não exime de apresentar teste
obrigatório uso da máscara todo o tempo
distanciamento de um assento lateral e um frontal, similar aos protocolos do cinema