Em protesto, cerca de 50 integrantes de duas torcidas organizadas fizeram um ‘velório’ simbólico de dirigentes e jogadores do Atlético na noite desta quinta-feira. Os torcedores levaram velas, cruzes e até caixão para a frente da sede administrativa do clube no bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Na noite desta quinta-feira, manifestantes protestaram contra o presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Rui Costa
 
A manifestação teve vários alvos, dentro e fora de campo. O presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Rui Costa foram os principais deles. “Fora novo Ziza”, lia-se numa das faixas, que fazia comparação entre o atual mandatário do clube e Ziza Valadares, que renunciou ao cargo em 2008.


Em outra provocação ao presidente, torcedores cantaram: “Ô Sette Câmara, escolhe um: ou é o Galo ou a Fórmula 1". As palavras de ordem faziam referência ao filho do mandatário alvinegro, piloto de Fórmula 2 e piloto reserva da equipe de Fórmula 1 da McLaren.


Jogadores como o volante Zé Welison, o meia Cazares e os atacantes Maicon Bolt e Yimmi Chará também foram citados pelos torcedores. Até ídolos como o goleiro Victor e o meia-atacante Luan tiveram nomes pregados nas cruzes.

Policiais acompanharam o protesto de perto.


Os protestos se devem ao mau momento vivido pelo Atlético na temporada. Na última semana, foi eliminado na semifinal da Copa Sul-Americana pelo Colón-ARG, em pleno Mineirão. Sobrou, então, o Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o time alvinegro perdeu sete dos últimos oito jogos e está na décima posição, a sete pontos do G6.


Os resultados ruins fizeram com que várias organizadas se manifestassem contra diretoria e jogadores. Nessa quarta-feira, porém, integrantes de torcidas se reuniram com Sette Câmara e Rui Costa e selaram a paz.


As organizadas Esquadrão Atleticano e GDR Alvinegra, responsáveis pela manifestação desta quinta, não estiveram na reunião. O Movimento Renova Galo, que cobra mudanças no estatuto e a ‘democratização’ do clube, também fez parte do protesto.