Em tarde inspirada do atacante Gilberto, autor de todos os gols, o Bahia derrotou o Flamengo por 3 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo na Fonte Nova, na capital baiana. Com a vitória, o Tricolor de Aço chegou aos 19 pontos e ocupa a décima colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, por sua vez, segue com 24 pontos ganhos, em terceiro lugar e viu o Santos abrir oito pontos de vantagem na liderança da competição.


O Flamengo foi uma equipe sem inspiração durante os 90 minutos e enfrentou o atacante Gilberto em tarde de gala. Além disso, o time rubro-negro ainda contou com uma falha bisonha do goleiro Diego Alves no lance que resultou no segundo gol da equipe da casa. O lateral-esquerdo Filipe Luis fez a sua estreia com a camisa rubro-negra, mas não teve boa atuação e acabou substituído pelo técnico Jorge Jesus.


O Bahia quebrou um jejum de cinco jogos sem vitória no Brasileiro. A equipe comandada por Roger Machado mostrou muita aplicação e não deixou que o Flamengo conseguisse impor o seu ritmo.

Na próxima rodada, o Bahia vai enfrentar o Palmeiras, em São Paulo; o Flamengo vai receber o Grêmio, no Maracanã.


O jogo


A partida começou equilibrada com as duas equipes se alternando na posse de bola. E aos seis minutos, o Bahia criou a primeira oportunidade. Após cruzamento de Lucca, Diego Alves rebateu e Giovanni cabeceou para fora, desperdiçando a primeira chance para marcar.


Aos 14 minutos, o Flamengo chegou com muito perigo. Rafinha cruzou da direita e Arrascaeta se antecipou aos zagueiros e cabeceou com força, mas o goleiro Douglas conseguiu espalmar para escanteio.


Aos 21 minutos, o Bahia marcou o primeiro gol. Nino Paraíba fez ótimo lançamento para Gilberto que penetrou entre os zagueiros e tocou na saída de Diego Alves. O assistente marcou impedimento, mas o VAR confirmou a posição legal do atacante e, depois de dois minutos de consulta, validou o gol.


O time da casa continuou melhor em campo e,aos 31 minutos, ampliou a vantagem, novamente com Gilberto. O atacante se aproveitou de uma falha incrível do goleiro Diego Alves que saiu jogando errado e permitiu que o artilheiro, de fora da área, tivesse condições de concluir com o gol vazio.


Nos acréscimos, o Bahia voltou a marcar, novamente com Gilberto. Arthur investiu pela direita e cruzou para a entrada fulminante do artilheiro que só empurrou a bola para as redes.


O time carioca seguiu pressionando na segunda etapa e, aos 13 minutos, após cruzamento de Arrascaeta, o zagueiro Pablo Mari cabeceou por cima, sem assustar o goleiro Douglas.


Aos 29 minutos, Ramires fez boa jogada individual e bateu colocado, mas Diego Alves espalmou para escanteio e evitou o quarto gol do time baiano. Logo depois, o goleiro rubro-negro voltou a aparecer bem ao defender um chute de Moisés. O Bahia mandava na partida e desperdiçou mais uma chance para marcar quando Elber tocou para Ramires, livre na área, e o meia chutou para fora.


O Flamengo só incomodou a defesa baiana em duas conclusões de Berrio que entrou no lugar de Arrascaeta e deu trabalho aos zagueiros baianos. Aos 43 minutos, ele quase marcou o gol, mas a bola foi desviada e saiu.


Aos 45 minutos, o atacante Fernandão que havia entrado no lugar de Gilberto, reclamou com a arbitragem e recebeu cartão vermelho.


BAHIA 3 X 0 FLAMENGO


BAHIA
Douglas Friedrich, Nino Paraiba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Giovanni(Ramires); Artur, Gilberto(Fernandão) e Lucca(Elber)
Técnico: Roger Machado


FLAMENGO
Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí, Thuler e Filipe Luís(Renê); Piris da Motta(Reinier), Willian Arão e Gerson; Everton Ribeiro, Arrascaeta(Berrio) e Bruno Henrique
Técnico: Jorge Jesus


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 4 de agosto de 2019, domingo
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Cartão Amarelo: Ramires(BA) ;Rafinha(Fla)
Cartão Vermelho: Fernandão(Ba)
GOLS: Gilberto, aos 21 e 31 e 49min do 1ºT