A evolução do Shandong Luneng no futebol chinês é contada por dois ex-atleticanos que deixaram saudade. Os atacantes Roger Guedes e Diego Tardelli, ora concorrentes por lá, estão em ótimo momento coletivo na equipe de Jinan-CHI.
A equipe laranja terminou a SuperLiga chinesa no último fim de semana na terceira colocação, pegando vaga para a Pré-Champions Asiática. Mas o ano não acabou para eles. Neste mês, ainda haverá a final da Copa da Liga Chinesa contra o Beijing Guon, time de Renato Augusto.
Em termos individuais, Diego Tardelli é o brasileiro que mais marcou gols na Primeria Divisão, com 17 bolas nas redes, superando Alexandre Pato, Alex Teixeira, Hulk, Ricardo Goulart e Anderson Talisca. O artilheiro geral foi o chinês Wu Lei, com 27 gols. O contrato do ex-camisa 9 do Galo termina no início do ano que vem e já mexe os "pauzinhos" para definir o futuro ao lado do empresário Giuliano Bertolucci.
Já Róger Guedes, que chegou ao Shandong depois de ótimo Campeonato Brasileiro pelo Atlético - 9 gols em 12 rodadas -, teve um início discreto, ficando fora de algumas partidas. Ele só participou de 10 jogos em 19 duelos possíveis, mas virou titular nas últimas rodadas e marcou dois gols nos três jogos remanescentes na tabela.
A dupla atleticana disputa com o italiano Graziano Pellè a titularidade, uma vez que só podem ser escalados três estrangeiros sem passaporte asiático, e o outro utilizado é o zagueiro Gil, participante da melhor defesa do Chinesão em 2018.