Com a meta de se reaproximar dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro busca a segunda vitória consecutiva neste sábado (1/7), a partir das 21h, diante do Internacional. O jogo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Após uma fase ruim de cinco jogos sem vitórias no Brasileiro, o Cruzeiro reconciliou-se com a torcida no último sábado (24/6), ao derrotar o São Paulo, por 1 a 0, no Independência, na 12ª rodada. 

Agora o time celeste tem o desafio de quebrar a série invicta do Internacional, a maior da competição. O Colorado, comandado por Mano Menezes, tem cinco jogos de invencibilidade no Brasileiro. A sequência é de quatro vitórias e um empate. Contando jogos da Libertadores e da Copa do Brasil, o clube de Porto Alegre não perde há nove partidas.

O Cruzeiro está na 12ª posição do Brasileiro, com 17 pontos. A equipe de Pepa tem cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Já o Internacional figura na sexta colocação somando 20 pontos. São seis vitórias, dois empates e quatro derrotas do Colorado na Série A. 

Internacional e Cruzeiro não se enfrentam desde 2019. Naquele ano, inclusive, o Colorado eliminou o time celeste na semifinal da Copa do Brasil vencendo os dois jogos: 1 a 0, no Mineirão, e 3 a 0, no Beira-Rio. 

Já pelo Campeonato Brasileiro de 2019 o Inter bateu o Cruzeiro por 3 a 1, em Porto Alegre, no primeiro turno. No segundo, as equipes empataram (1 a 1), em Belo Horizonte.

Vale destacar que o Cruzeiro tem um tabu a superar no jogo deste sábado. A Raposa não vence o Internacional no Beira-Rio há 13 anos. A última vitória celeste em Porto Alegre ocorreu no dia 9 de maio de 2010. O time então comandado por Adílson Batista derrotou o Colorado de Jorge Fossati, por 2 a 1, na primeira rodada do Brasileiro daquele ano. 

Internacional x Cruzeiro: onde assistir ao vivo
A partida entre Internacional e Cruzeiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, será transmitida na TV nos canais por assinatura Premiere e SporTV.

Internacional x Cruzeiro: prováveis escalações
Internacional

Diante do Cruzeiro, Mano Menezes poderá repetir a formação do Internacional que venceu o Independiente Medellín, por 3 a 1, no Beira-Rio, pela Copa Libertadores. A vitória convincente, na última quarta-feira (28/6), garantiu o Colorado nas oitavas da competição. 

O Internacional, no entanto, não repete a formação de um jogo para outro desde o Campeonato Gaúcho, seja por opção física, técnica ou suspensão.

Mano Menezes não terá à disposição o atacante Pedro Henrique, que sofreu uma lesão muscular grau dois na coxa direita na vitória sobre o Independiente Medellín. Ele começou a partida no banco de reservas, substituiu Luiz Adriano no intervalo, mas precisou deixar o confronto no fim do segundo tempo depois de cair em campo sentindo dores. 

Outro desfalque será o zagueiro Nico Hernández, que cumprirá suspensão, pois levou um terceiro cartão amarelo na vitória do Colorado diante do América-MG (2 a 1), no Independência, na 12ª rodada do Brasileiro.

Provável escalação do Internacional:

John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johny, Maurício,  Alan Patrick e Wanderson; Luiz Adriano.

Desfalques do Internacional:

Pedro Henrique e Nico Hernandéz 

Cruzeiro

O técnico Pepa terá um importante reforço para encarar o Internacional. O zagueiro Luciano Castán está de volta após cumprir suspensão no jogo do Cruzeiro contra o São Paulo. Dessa forma, o treinador deve promover o retorno da dupla de zaga formada por Castán e Lucas Oliveira. 

Por outro lado, o português não contará novamente com o volante Wallison. Assim como Luciano Castán, o meio-campista ficou fora da vitória sobre o tricolor paulista. Dessa vez, ele foi vetado pelo departamento médico por causa de um incômodo no joelho direito. Sendo assim,  Matheus Jussa provavelmente será titular na contenção do meio-campo ao lado de Filipe Machado. Neto Moura também é opção. 

Além de Wallison, o jovem meia-atacante Daniel Júnior é desfalque contra o Internacional. O jogador, que costuma entrar no segundo tempo das partidas do Cruzeiro, foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita. 

Outros dois jogadores que seguem fora dos jogos da equipe celeste são o lateral-direito Wesley Gasolina e o volante Ramiro, ambos em recuperação de graves lesões no joelho direito.

Gasolina se machucou no clássico contra o Atlético-MG, em fevereiro, pelo Campeonato Mineiro. O lateral fez uma atividade no gramado nesta semana, porém, segundo o Cruzeiro, ele ainda está entregue ao departamento médico e não tem previsão para voltar a treinar normalmente com o técnico Pepa.

Já Ramiro só deve voltar a jogar em 2024 por causa de uma cirurgia no joelho realizada em maio. Ele sofreu a lesão durante um treinamento na Toca da Raposa II.

O meia Nikão, por sua vez, não foi relacionado para enfrentar o Internacional devido a uma decisão da comissão técnica. É o terceiro jogo seguido em que ele não é relacionado. 

Provável escalação do Cruzeiro:

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Wesley e Gilberto.

Desfalques do Cruzeiro:

Wallison, Daniel Júnior, Wesley Gasolina e Ramiro. 

Internacional x Cruzeiro: os personagens

Luiz Adriano, atacante do Internacional: “Acho que vai ser um duelo bem disputado, ainda mais que a gente vem numa sequência boa. O Cruzeiro também está num crescimento muito grande e então acho que vai ser um jogo bem difícil para nós apesar de jogarmos em casa. Temos que impor nosso ritmo como fizemos nas últimas partidas em que conquistamos vitórias”.

Marlon, lateral-esquerdo do Cruzeiro: “A gente sabe que vai ser uma partida muito difícil em Porto Alegre. O Internacional é uma equipe que gosta de pressionar em casa e controlar a bola, mas nós temos um time que joga com o físico muito bom. Vamos ter que ser inteligentes para buscar pontos fora de casa”.

Internacional x Cruzeiro: arbitragem
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)