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O feriado comemorativo da Proclamação da República na sexta-feira (15) vai facilitar a vida de quem pretende vir para São Paulo para assistir à prova da F1. Os fãs da velocidade e turistas poderão aproveitar com tranquilidade tudo o que a cidade tem para oferecer. Além de assistir ao GP Brasil de F1 vai sobrar tempo para visitar museus e parques, fazer compras, ir a restaurantes, bares e casas noturnas.
O Formula 1 Heineken Grande Prêmio do Brasil 2019 reserva uma série de situações possíveis que tornará a penúltima etapa do Mundial muito atraente para o público e para a mídia internacional. Não por acaso, o número de jornalistas inscritos já supera o dos últimos anos assim como o ritmo da venda de ingressos segue crescendo. E os índices de audiência das transmissões ao vivo das últimas corridas, pela TV Globo, são os maiores desde 2015.
Duelo entre Mercedes e Ferrari Foto por BETO ISSA/ GP BRASIL DE F1
Pelas circunstâncias do traçado de Interlagos, que alterna curvas de alta e baixa e duas grandes retas – a de chegada e a oposta –, o duelo entre as Mercedes e as Ferrari promete ser empolgante. Na Fórmula 1, independente do título conquistado ou não por antecipação, as equipes, pilotos e patrocinadores fazem questão de chegar na frente porque é isso que dá visibilidade e alavanca o currículo e as marcas. Não há corrida “para cumprir tabela” como em outras modalidades esportivas.
Em 2018, o monegasco Charles Leclerc correu em Interlagos pela primeira vez. Com um carro da Alfa Romeo, largou em oitavo e terminou em sétimo. Agora, pilotando uma Ferrari e, pelo que vem mostrando no Mundial, vem disposto a vencer a prova.
Do grid atual da Fórmula 1, Sebastian Vettel é quem mais venceu no autódromo paulistano (três vezes), seguido por Lewis Hamilton (duas vezes) e Kimi Räikkönen (uma vez). Entre as equipes, nas últimas dez corridas em Interlagos, a Mercedes e a Red Bull somam quatro vitórias cada, a McLaren uma e a Ferrari uma.
Interlagos tem longa tradição no automobilismo brasileiro e internacional. Inaugurado em maio de 1940, já recebeu pilotos das principais categorias mundiais em corridas de carros e motos.
O GP Brasil de F1 vem sendo disputado no país desde 1972, quando Interlagos, ainda com 7.960 metros, recebeu a primeira corrida, que não somou pontos no campeonato daquele ano e serviu para homologar o circuito. A primeira prova valendo pontos, em 1973, teve a vitória de Emerson Fittipaldi pilotando a Lotus negra. No ano seguinte ele repetiu a façanha com um carro da McLaren. O piloto brasileiro que dá nome ao autódromo paulistano, José Carlos Pace, foi o vencedor em 1975 pela Brabham. Nesses 47 anos de disputas emocionantes, a F1 trouxe ao país todos os campeões da categoria: Jackie Stewart, Graham Hill, Niki Lauda, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Fernando Alonso, James Hunt, Keke Rosberg, Damon Hill e Lewis Hamilton, sem contar os campeões mundiais pelo Brasil, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
O maior vencedor do GP Brasil de Fórmula 1 é Alain Prost com seis vitórias seguido por Michael Schumacher com quatro triunfos. O argentino Carlos Reutemann também venceu quatro corridas (incluindo a prova não oficial de 1972). Emerson Fittipaldi (1973-1974), Nelson Piquet (1983-1986), Ayrton Senna (1991-1993) e Felipe Massa (2006-2008) venceram duas vezes cada.
Desde 2004, o GP Brasil de F1 passou para a fase final do campeonato e, dessa forma, foi palco de diversas conquistas do título como os dois de Fernando Alonso, o primeiro de Lewis Hamilton, e ainda os de Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e Jenson Button.
Novidades para o público
Este ano, o GP do Brasil de F1 terá novidades em relação à corrida passada. A principal delas é a arquibancada R (coberta), na reta oposta, que garante excelente visão da pista, ao lado dos setores G e Q.
Como nos anos anteriores, o G é preferencialmente dedicado às torcidas organizadas da Fórmula 1 e grandes grupos. Já o setor Q recebe famílias ou torcedores individuais.
Foto por JONNE RORIZ – GP BRASIL DE F1
Os ingressos para área VIP, além de alimentação e open bar, incluem visitas aos boxes: o Orange Tree Club (sexta e sábado) e o Interlagos Club e Premium Paddock Club Star Lounge (sexta, sábado e domingo).
O GP do Brasil de F1 terá início na sexta-feira com um primeiro treino livre às 11h. No mesmo dia haverá um segundo treino livre.
No sábado, a programação prevê a realização do terceiro treino livre e do treino classificatório. No domingo, a prova tem largada prevista para as 14h10.
VOCÊ SABIA?
São Paulo tem tradição na F1
Dos 47 GP Brasil de F1, o Autódromo de Interlagos ficou fora apenas nos anos de 1978 e de 1981 a 1989, quando as corridas foram disputadas no Rio de Janeiro.
Circuito com sentido anti-horário
Interlagos é um dos poucos circuitos do mundo com pista no sentido anti-horário, que exige muito mais dos pilotos.
Atividade durante o ano inteiro
Além da Fórmula 1, o autódromo paulistano recebe corridas de Fórmula Vee, Stock Car, Fórmula Truck, Superbike, Porsche Cup e Moto 1000 GP, bem como treinos de escolas de pilotagem, testes de montadoras e provas de arrancada. Também realiza corridas de bicicleta e de pedestres, além de grandes shows, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos.
Parque e Kartódromo Ayrton Senna
Além da pista principal e de uma auxiliar, Interlagos abriga também o Kartódromo Ayrton Senna, palco de disputas para pilotos novos no kart; e o Parque Interlagos com 3,5 quilômetros de extensão em uma área perimetral do autódromo.
A suíça Interlaken inspirou o nome
Que o nome Interlagos foi uma sugestão do urbanista francês Alfred Agache, pela semelhança com a região de Interlaken (que significa entre lagos), na Suíça, pois fica entre as represas Billings e Guarapiranga.
Primeiro traçado tinha 7.960 metros
O primeiro traçado do autódromo teve como inspiração as pistas de Indianápolis (EUA), Brooklands (Inglaterra) e Monthony (França).
Menor e com o S do Senna
Com a evolução dos carros de Fórmula 1 e a necessidade de maior segurança, em 1990, o antigo traçado de Interlagos foi reduzido de 7.960 metros para um menor de 4.325 metros. Durante a reforma foi construída a famosa curva em S sugerida por Ayrton Senna, que ficou conhecida como o “S do Senna”.
Curvas e desnível
O circuito atual possui 11 curvas e a largura da pista varia entre 12 e 15 metros. Existe um desnível de cerca de 56 metros entre o ponto mais alto do autódromo, na curva S do Senna, e o mais baixo, na Curva do Lago.
Como chegar
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prepara um esquema especial de transporte público, com ônibus que vão ao Autódromo de Interlagos nos dias do GP do Brasil de Fórmula 1.
Informações: cetsp.com.br
Trem – É a melhor alternativa para quem quer fugir do trânsito nos três dias do GP do Brasil de F1. A estação Autódromo da CPTM (Linha 9 – Esmeralda) está localizada a aproximadamente seis minutos de caminhada.
Informações: cptm.sp.gov.br
Ônibus – Todos os anos a SPTrans coloca em funcionamento o serviço Expresso F1.
Informações: sptrans.com.br
Bicicleta – A estação Autódromo possui bicicletário com 261 vagas, onde é possível guardar a bike gratuitamente. Para utilizar o serviço é preciso fazer cadastro mediante apresentação do RG e levar o próprio cadeado e corrente para prender a bicicleta.
Carro – O autódromo está localizado próximo à Marginal Pinheiros e à Av. Senador Teotônio Vilela. Mas, prepare-se para enfrentar o trânsito congestionado nas imediações.
Táxi e carros de aplicativos – São Paulo possui cerca de 33 mil veículos cadastrados, divididos em quatro categorias: comum, rádio-táxi, especial e luxo. Há pontos de táxi em centenas de lugares da cidade, principalmente próximos a hotéis e terminais urbanos.
Helicóptero – O Autódromo de Interlagos possui heliponto e a empresa Voom Flights é a plataforma oficial de transporte aéreo do evento.
Informações: voom.flights/pt
Avião – Congonhas, também na região sul da cidade, é o aeroporto mais próximo do Autódromo de Interlagos.
Necessidades especiais – Pessoas portadoras de deficiência física e que fazem uso de cadeiras de rodas podem solicitar o Serviço de Atendimento Especial – ATENDE.
Informações: sptrans.com.br/passageiros especiais/atende
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O Formula 1 Heineken Grande Prêmio do Brasil 2019 reserva uma série de situações possíveis que tornará a penúltima etapa do Mundial muito atraente para o público e para a mídia internacional. Não por acaso, o número de jornalistas inscritos já supera o dos últimos anos assim como o ritmo da venda de ingressos segue crescendo. E os índices de audiência das transmissões ao vivo das últimas corridas, pela TV Globo, são os maiores desde 2015.
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Pelas circunstâncias do traçado de Interlagos, que alterna curvas de alta e baixa e duas grandes retas – a de chegada e a oposta –, o duelo entre as Mercedes e as Ferrari promete ser empolgante. Na Fórmula 1, independente do título conquistado ou não por antecipação, as equipes, pilotos e patrocinadores fazem questão de chegar na frente porque é isso que dá visibilidade e alavanca o currículo e as marcas. Não há corrida “para cumprir tabela” como em outras modalidades esportivas.
Em 2018, o monegasco Charles Leclerc correu em Interlagos pela primeira vez. Com um carro da Alfa Romeo, largou em oitavo e terminou em sétimo. Agora, pilotando uma Ferrari e, pelo que vem mostrando no Mundial, vem disposto a vencer a prova.
Do grid atual da Fórmula 1, Sebastian Vettel é quem mais venceu no autódromo paulistano (três vezes), seguido por Lewis Hamilton (duas vezes) e Kimi Räikkönen (uma vez). Entre as equipes, nas últimas dez corridas em Interlagos, a Mercedes e a Red Bull somam quatro vitórias cada, a McLaren uma e a Ferrari uma.
Interlagos tem longa tradição no automobilismo brasileiro e internacional. Inaugurado em maio de 1940, já recebeu pilotos das principais categorias mundiais em corridas de carros e motos.
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Desde 2004, o GP Brasil de F1 passou para a fase final do campeonato e, dessa forma, foi palco de diversas conquistas do título como os dois de Fernando Alonso, o primeiro de Lewis Hamilton, e ainda os de Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e Jenson Button.
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Este ano, o GP do Brasil de F1 terá novidades em relação à corrida passada. A principal delas é a arquibancada R (coberta), na reta oposta, que garante excelente visão da pista, ao lado dos setores G e Q.
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São Paulo tem tradição na F1
Dos 47 GP Brasil de F1, o Autódromo de Interlagos ficou fora apenas nos anos de 1978 e de 1981 a 1989, quando as corridas foram disputadas no Rio de Janeiro.
Circuito com sentido anti-horário
Interlagos é um dos poucos circuitos do mundo com pista no sentido anti-horário, que exige muito mais dos pilotos.
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Além da Fórmula 1, o autódromo paulistano recebe corridas de Fórmula Vee, Stock Car, Fórmula Truck, Superbike, Porsche Cup e Moto 1000 GP, bem como treinos de escolas de pilotagem, testes de montadoras e provas de arrancada. Também realiza corridas de bicicleta e de pedestres, além de grandes shows, festivais de música como o Lollapalooza e outros eventos.
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