O segundo jogo de Zé Ricardo pelo Cruzeiro será diante do Fluminense, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (20/9), a partir das 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

 

Raposa chega com ânimo renovado após vencer o Santos por 3 a 0 na semana passada. Os mineiros têm 29 pontos e estão em 11º lugar na tabela de classificação, com retrospecto de sete vitórias, oito empates e oito derrotas – 42% de aproveitamento.

O Tricolor Carioca, por sua vez, ‘cumpre’ os seus compromissos no Brasileirão enquanto aguarda o duelo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, contra o Internacional. No último sábado, disputou clássico contra o Vasco e perdeu por 4 a 2. Sexto colocado, o Fluminense soma 38 pontos em 23 partidas. O elenco treinado por Fernando Diniz venceu 11 jogos, empatou cinco e perdeu sete até aqui – 55,1% de desempenho.

Fluminense x Cruzeiro: transmissão
O confronto entre Fluminense e Cruzeiro será transmitido por Globo (TV aberta), Premiere (pay-per-viwew) e Globoplay (streaming).

Fluminense x Cruzeiro: prováveis escalações
Por causa da Libertadores é possível que o Fluminense poupe alguns atletas contra o Cruzeiro. A Raposa, por sua vez, disputa apenas o Brasileiro e vai com força total.

Fluminense
O meia-atacante Jhon Arias é um desfalque certo do Fluminense contra o Cruzeiro. Considerado um dos grandes destaques da equipe, o colombiano sofreu uma entorse no tornozelo direito e não vai ser relacionado por Fernando Diniz. A lesão foi confirmada nas redes sociais do clube.

Samuel Xavier, que retorna de suspensão, deverá ser titular na lateral direita do Flu. Já Felipe Melo, que era desfalque na zaga, se recuperou de dores na panturrilha e também é esperado entre os 11 iniciais. O auxiliar técnico Eduardo Barros disse, no sábado, que o Fluminense deve ir com todas as peças possíveis para o jogo contra o Cruzeiro. Artilheiro do Brasil na temporada, com 33 gols, Germán Cano foi dúvida durante a semana devido a um corte sofrido no tornozelo esquerdo, mas treinou e é esperado no duelo com a Raposa. Já o lateral-esquerdo Marcelo será poupado. Com isso, Diogo Barbosa terá nova oportunidade como titular. O ala é ex-jogador do Cruzeiro e foi campeão da Copa do Brasil de 2017 pelo clube celeste.

Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Alexsander e Lima; Keno, John Kennedy e Cano
Desfalques do Fluminense: Jhon Arias (lesão no tornozelo direito) e Manoel (suspenso preventivamente por doping)

Cruzeiro
Ainda sem poder contar com Rafael Elias, que rompeu ligamento do joelho esquerdo, o Cruzeiro deve apostar novamente em um ataque composto por Arthur Gomes, Wesley e Gilberto. Bruno Rodrigues, que voltou a marcar após três meses, também é opção para o sistema ofensivo. As dúvidas também pairam sobre a defesa e o meio-campo do Cruzeiro. Lucas Oliveira e João Marcelo disputam uma vaga no lugar do zagueiro Luciano Castán, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Santos e está suspenso.

O meia Nikão é outro jogador em busca de espaço no time titular. Destaque com gol e assistência contra o Peixe, o camisa 10 pode ser um dos 11 iniciais no confronto com o Fluminense. Ele disputa vaga com Mateus Vital. Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Lucas Oliveira (João Marcelo) e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Nikão (Mateus Vital); Arthur Gomes, Wesley (Bruno Rodrigues) e Gilberto Desfalques do Cruzeiro: Wesley Gasolina (transição física), Ramiro (recuperação de cirurgia no joelho direito), Matheus Pereira (tratamento de lesão no joelho esquerdo), Rafael Bilu (recuperação de cirurgia no tendão de Aquiles da perna esquerda) e Rafael Elias (tratamento de lesão no joelho esquerdo).
Fluminense x Cruzeiro: personagens
Eduardo Barros, auxiliar do Fluminense: “Temos uma semana aberta após o jogo contra o Cruzeiro e, obviamente, não vamos correr nenhum risco clínico pensando no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Mas a gente vai sim com os jogadores que estiverem à disposição, em boas condições, o melhor Fluminense que a gente puder levar para o jogo contra o Cruzeiro”. Matheus Jussa, volante do Cruzeiro: “A torcida pode esperar ainda mais garra, concentração, o nível está aumentando nos treinos. Automaticamente, isso vai nos ajudar muito para conquistar os três pontos fora de casa. Esperamos grandes coisas no Brasileiro, vamos em busca de campeonatos internacionais. É vencer, pensar jogo a jogo e pensar no Fluminense”.
Fluminense x Cruzeiro: arbitragem
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Danielo Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)