Michel Bastos estreará neste sábado pelo América. O adversário, o Figueirense, é um velho conhecido do experiente jogador de 35 anos. Foi no clube de Santa Catarina que o meia mais se destacou dentro do futebol brasileiro, em 2005. Por lá, Bastos, quando tinha apenas 21 anos, foi eleito o segundo melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro e esteve presente na seleção de melhores da competição.
Naquele ano, o Figueirense se livrou por pouco do rebaixamento à Série B. O clube catarinense terminou o Brasileiro em 16º lugar, com 53 pontos, apenas quatro pontos acima do Coritiba, 19º, primeiro dentro do Z4. E um dos responsáveis por evitar que o time alvinegro caísse foi Michel Bastos. Na temporada, o então lateral-esquerdo marcou dez gols em 35 partidas e foi o terceiro na artilharia do elenco.
Essa será a terceira vez que Michel Bastos enfrentará o antigo clube. Em 2015, quando defendia o São Paulo, o jogador se encontrou com o Figueirense no Morumbi, com vitória por 3 a 2, e no Orlando Scarpelli, em empate por 1 a 1, ambos jogos pelo Campeonato Brasileiro. Antes da passagem por Santa Catarina, foram duas partidas, com um gol marcado pelo Grêmio.
Michel Bastos aproveitou o hiato para a disputa da Copa América para se recuperar. Durante a intertemporada, o jogador participou dos principais jogos-treino do América. O clube superou Inter de Minas, Cruzeiro, União Luziense, sub-20 e Atlético.
A estreia de Michel Bastos é aguardada com ansiedade pelo torcedor americano. Revelado pelo Pelotas, o jogador tem um currículo recheado. Como lateral-esquerdo,ele defendeu a Seleção Brasileira em cinco jogos na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. Naquela ocasião, o time comandado pelo técnico Dunga chegou às oitavas de final, quando foi eliminado por 2 a 1 para a Holanda.
Michel Bastos tem passagens importantes por clubes da Europa. Lá, ele defendeu Excelsior-HOL, Lille-FRA, Lyon-FRA, Schalke 04-ALE e Roma-ITA. Em seu período no Velho Continente, o meia disputou 33 jogos da Liga dos Campeões, principal torneio entre times europeus.