Depois dos incidentes envolvendo aglomeração e desrespeito aos protocolos sanitários no jogo entre Atlético e River Plate, na última quarta-feira, o Mineirão terá um novo teste, nesta sexta-feira, no duelo entre Cruzeiro e Confiança pela série B, marcado para as 21h30.

Na manhã desta sexta-feira, foi realizada reunião com a presença de Jackson Machado, secretário municipal de saúde de BH, de Samuel Lloyd,  diretor do Mineirão, do comandante da Guarda Municipal e dos presidentes dos três clubes. A presença da torcida está mantida, mas medidas devem ser tomadas para que as infrações de quarta feira não se repitam. A expectativa é de 10 a 12 mil torcedores nesta sexta-feira, com algumas mudanças acontecendo em relação à organização do evento. 

"Vamos restringir o horário de entrada do torcedor na esplanada para as 21h. Além disso, vamos disponibilizar para a prefeitura gradeamento para que seja feito controle do acesso dos torcedores em pontos estratégicos em torno do mineirão. A ideia é evitar churrascos, festas e aglomerações", sinalizou Lloyd.

Ele indicou que o número de fiscais será o que costuma ser usado para um jogo de 60 mil pessoas. Além disso, o respeito aos assentos demarcados é uma outra orientação afim de evitar novos contágios. 

Foi reforçada a importância da consciência dos torcedores para respeitaram os protocolos necessários como distanciamento e uso de máscara durante todo o tempo. 

"Pedimos muito essa consciência coletiva. Mas sabemos da dificuldade que existe para alguns torcedores respeitarem as normais. Vemos o desrespeito em relação à demarcação de assentos em aeroporto, vimos isso na final da Libertadores entre Santos e Palmeiras e também na última quarta-feira. Vamos ampliar a fiscalização, mas é importante o respeito às normas por parte do torcedor", comenta o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues. 

A PBH volta a se reunir na semana que vem, na segunda e na quarta-feira, com o comitê de enfrentamento à Covid-19 para avaliar o cumprimento dos protocolos no jogo deste fim de semana. Os torcedores serão monitorados por cinco dias após o jogo para detectar possíveis casos de infecção pelo coronavírus.