CAMPEONATO MINEIRO

É véspera de clássico! Cientes da importância do confronto para a sequência do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético se encontram neste domingo (9/2), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte. A seguir, o No Ataque informa as prováveis escalações e os desfalques de ambas as equipes para o duelo pela sétima rodada do Estadual.

Muito está em jogo no clássico. De um lado, a Raposa, líder do Grupo C, com 11 pontos, pode garantir vaga na semifinal do Mineiro em caso de vitória, empate ou derrota – nos últimos dois contextos, precisa torcer por tropeços de Aymorés e Pouso Alegre.

Do outro, o Galo briga pela sobrevivência. Em terceiro do Grupo A, com 10 tentos, respira se triunfar. Igualdade ou placar adverso fazem o alvinegro torcer por combinações de resultados. Nesta edição do Mineiro, classificam-se ao mata-mata os líderes das três chaves e o melhor segundo colocado.

A batalha será testemunhada por milhares de torcedores. A expectativa é que 61.584 torcedores do Cruzeiro compareçam ao Gigante da Pampulha. Se a previsão for confirmada, o estádio terá recorde de público desde a reinauguração.

Provável escalação do Cruzeiro

Técnico interino do Cruzeiro, Wesley Carvalho comandará a equipe principal pela última vez diante do Atlético. Na segunda-feira (9/2), ele dará lugar a Leonardo Jardim. O treinador venezuelano com nacionalidade portuguesa assistirá ao clássico in loco e iniciará os trabalhos posteriormente.

É certo que a Raposa tem três baixas para o duelo. Estão no departamento médico do clube o zagueiro João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia nessa quinta-feira), o meio-campista Japa (trata lesão no tendão da coxa esquerda) e o atacante Juan Dinenno (recupera-se de cirurgia no ligamento do joelho direito, realizada em agosto de 2024).

 A principal dúvida é a presença ou não de Kaio Jorge entre os relacionados. Dos oito jogos que o Cruzeiro realizou no ano, considerando pré-temporada e Campeonato Mineiro, o atacante atuou em apenas um (empate por 1 a 1 com o Betim, pela terceira rodada do Estadual). Ele faz trabalhos individuais de equilíbrio e força na Toca da Raposa. Se tiver condições, pode reforçar o setor ofensivo da equipe.

 Diante da possibilidade de garantir vaga na semifinal do Mineiro neste domingo, Wesley Carvalho deve entrar com força máxima. As disputas primordiais são na lateral esquerda e no ataque. O Cruzeiro deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique, Matheus Pereira; Dudu, Marquinhos (Eduardo ou Bolasie) e Gabigol.

Provável escalação do Atlético

O técnico Cuca tem quatro desfalques confirmados, todos no ataque. Alisson defende a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, Cadu e Caio Maia se recuperam de lesões no joelho direito, e Júnior Santos foi expulso na vitória do Galo por 1 a 0 sobre o Athletic, no Mineirão, na terça-feira.

Já o atacante Tomás Cuello é a grande dúvida. O argentino foi titular no último jogo, mas sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e fez trabalhos na fisioterapia durante a semana. Porém, existe a chance de ele jogar justamente por não ter sido diagnosticado com uma lesão.

 Além de Cuello, outros três jogadores, de diferentes funções, podem ser escalados nesta vaga. O centroavante Deyverson é a opção de área, recuando Hulk, enquanto Bernard daria mais velocidade ao time ao jogar pela esquerda. Uma possibilidade mais defensiva é escalar Otávio, adiantando Gabriel Menino para a segunda linha de meio-campo, com Gustavo Scarpa atuando de forma mais centralizada.

O restante da formação do técnico Cuca tende a ser igual à equipe que duelou com o Athletic e está se consolidando como titular.

A provável escalação do Atlético tem Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Rubens e Cuello (Bernard, Deyverson ou Otávio); Hulk